terça-feira, setembro 23, 2008

Propaganda em cascata: Governo entrega amanhã os primeiros 4 mil Magalhães


O JN Online faz manchete com a entrega de 4000 Magalhães a alunos do 1º CEB de 16 concelhos. Os prometidos 500 mil portáteis vão ser entregues a conta-gotas ao longo dos próximos meses, sempre com a presença de membros do Governo que, dessa forma, ampliam no tempo o efeito propaganda. Diz o JN de hoje que os primeiros quatro mil computadores portáteis Magalhães vão ser entregues esta terça-feira aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico de 16 concelhos. O Governo aposta numa "mega-operação" de divulgação do programa.O JN apurou que as primeiras entregas de portáteis Magalhães, no âmbito do programa "e.escolinha", vão ter lugar em várias cerimónias simultâneas em diferentes concelhos do país. Em princípio 16, sendo que em alguns casos ainda decorrem negociações entre o Ministério da Educação e as autarquias, no sentido de estas financiarem Internet de banda larga para os novos computadores.

Comentário
Sem resultados para apresentar nas área da Justiça, Economia e Saúde, o Governo aposta tudo na Educação. Quem está fora das escolas não se apercebe da quebra na qualidade das aprendizagens ocorridas nos últimos anos. Na área da Educação, os efeitos negativos das políticas são de médio e longo prazo. As pressões para a generalização das progressões automáticas e a desresponsabilização do aluno por efeito de um Estatuto do Aluno cultural e intelectualmente perverso atingirão em cheio a nova geração daqui a meia dúzia de anos. Será tarde de mais para se perceber o mal que este Governo tem feito na área da Educação.
Quanto à distribuição dos 500 mil portáteis pelos alunos do 1º CEB, o comentário apropriado para tanto dinheiro mal gasto é apenas este: ficam as grandes empresas de telecomunicações a ganhar com o negócio e ficam os portugueses a perder porque vão ter de andar anos a pagar as mensalidades da banda larga sem que essa banda larga tenha qualquer uso útil. Convém não esquecer que cada Magalhães oferecido vem amarrado a um contrato de banda larga cujas mensalidades são suportadas pelas Câmaras Municiapais ou seja por nós todos. É fácil imaginar centanas de milhares de Magalhães arrumados num canto qualquer da casa, sem uso, mas com as mensalidades da Internet ADSL a pingarem nos cofres das grandes empresas de telecomunicações. E nós a pagarmos!
ProfAvaliação

0 comentários: