quinta-feira, novembro 27, 2008

DELICIEM-SE COM ESTA ABERRAÇÃO

colegas,
dias do fim teve acesso a um relato na primeira pessoa da reunião para que alguns conselhos executivos foram convocados esta tarde na drel. a fonte é um elemento que esteve presente e se identificou. ao que parece, vale tudo para avançar com o cadáver avaliativo. deliciem-se. e comentem.

Reunião na DREL com o Director Regional e a Dª Júlia Araújo
26 de Novembro às 16h 30

O Director Regional disse :
Durante 15 dias decorreu um processo de auscultação generalizada com reuniões com:

¨ Conselhos executivos
¨ FIL
¨ Escola D. Dinis
¨ Sindicatos
¨ Confap
¨ C. Escola
¨ C. Nacional de Educação
Foram colocados problemas por todas as partes e apontadas soluções.
Procedeu-se então ao diagnóstico da situação daí surgindo os seguintes grandes problemas :
1. Avaliadores de áreas disciplinares diferentes
2. Excesso de burocracia ( muitas reuniões e papelada para preencher )
3. Sobrecarga de trabalho para os avaliadores.
Desse diagnóstico foram tomadas 9 medidas pelo Ministério
1 - Os avaliados podem “escolher “ avaliadores dentro do grupo de recrutamento a que pertencem.
Quando não houver pode a escola recorrer outros professores em comissão de serviço.
Os casos que não têm solução na escola, recorre-se a um professor de outra escola, sendo feito um acompanhamento pela DREL por exemplo com a criação duma bolsa de avaliadores.

Para além do grupo de recrutamento pode haver outras soluções
Por exemplo, os professores dos cursos profissionais podem ser avaliados pelo coordenador do curso.

2 - Os resultados escolares e o abandono escolar não vão ser tidos em conta ( tb foi uma reclamação frequentemente apresentada )
3 - Simplificação dos instrumentos de registo de avaliação uma vez que podem constar apenas os parâmetros.
Perguntei : As grelhas do ME vão ser simplificados?
R :Não , apenas não devem tidos em contas os parâmetros referentes aos resultados dos alunos e ao abandono escolar
Perguntei : Então servem as fichas do Ministério?
A resposta não foi claramente sim, mas percebeu-se pela não resposta que podiam ser usadas apenas essas.
4 - Dispensa das reuniões entre avaliadores e avaliados vão realizar-se apenas se tal for solicitado pelo avaliador ou pelo avaliado se houver necessidade de esclarecimentos de ambas as partes.
5 - Tornar voluntária a avaliação da componente cientifico -pedagógica
Mas a assistência às aulas é obrigatória para se obter um muito bom ou excelente.
6 - O nº de aulas assistidas passa a ser duas mas o avaliado pode solicitar a assistência de 3 aulas
7 - Os avaliadores serão apenas avaliados na componente organizacional.
Os Presidentes dos Conselhos Executivos serão avaliados através do SIADap 2 versão adaptada . Haverá cotas para os presidentes que serão avaliados pelos Directores Regionais.
Os vice-presidentes serão avaliados pelo Presidente do C.E Terão cotas próprias
Haverá sempre 1 Muito Bom e 1 excelente em todos os grupos de avaliados quando anteriormente, se a % fosse inferior a um não podia haver nenhum excelente
8 - Acções de formação : todas as acções de avaliação que não foram utilizadas nos anos anteriores passam a ser consideradas mesmo anteriores a 2005.
Podem ser pedidas equivalências às cadeiras de mestrado .
9 - Os coordenadores passam a ter 1 hora de redução para cada 3 avaliados em vez de 4 . Como não se pode retirar turmas aos avaliadores que vão existir serão atribuídas horas extraordinárias.
No caso da delegação de competências nos vice-presidentes, estes podem ter redução na componente lectiva , ficando sem turmas.
Até ao final do ano lectivo serão negociadas outras medidas para implementação de outras medidas no que respeita a avaliação
Os grupos de recrutamento de Moral, TIC e Espanhol são grupos que o Ministério sabe não existirem ou existirem em poucas escolas professores efectivos.
Grupos de avaliados
Presidentes dos CE
Vice- presidentes
Avaliadores Coordenadores
Avaliadores
Titulares
Professores
Contratados
Penso ter percebido que também vai haver quotas para a CAAD. Está em estudo????

Perguntei: Quando o avaliador designado não é titular , o professor é obrigado a aceitar ?
R: Sim. O presidente do CE é que distribui o serviço.
Terá de haver um processo de nomeação dos professores.
Quando não há titulares, será possível delegar noutro professor sem ser do escalão mais elevado?
O DREL pediu para as escolas enviarem sugestões para solucionar os problemas.
Alguém disse:
Os avaliados já estão a pensar que podem escolher os avaliadores e convidarem pessoas externas.
A DREL pediu para haver convergência de esforços para solucionar problemas

Sobre pedidos de suspensão: Referiu que entendeu todos os documentos recebidos na DREL como manifestação de opiniões, no entanto entende que a lei deve ser cumprida e não vai haver suspensão.
Se alguém se recusar a ser avaliado, pode fazê-lo, mas será uma opção pessoal.
Mas sabe quais são as consequências : não progridem e o tempo não é contado.
Os avaliadores têm de cumprir a sua tarefa para permitir que os avaliados tenham a sua avaliação.
A avaliador pode prescindir da avaliação mas não da sua função de avaliador.

Perguntei para que servia a aplicação informática...
O DREL admitiu que não tinha saído na altura mais oportuna mas que permite haver um banco de dados como tinha acontecido com o concurso dos titulares.
Acabou por dizer que não era obrigatório o seu preenchimento.
Resumindo: A finalidade da reunião foi dizer: façam de qualquer maneira, mas façam.
Tal como aconteceu com a avaliação dos contratados no ano passado.
Acho que já aceitam todas as propostas para não suspenderem o modelo da avaliação.
UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
In Dias do Fim.
MUP

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