terça-feira, novembro 25, 2008

DOCENTES CONTRA UM NOVO ACORDO

Educação: Suspensão do modelo de avaliação é pressuposto de base

Docentes contra um novo acordo


As duas grandes federações sindicais de professores, Fenprof e FNE, rejeitam qualquer hipótese de ser estabelecido um novo memorando de entendimento com o Governo para a avaliação de desempenho dos docentes neste ano lectivo.

Durante o dia de ontem, entre os movimentos independentes e os diversos blogues de docentes, foi lançado o alerta: estaria na forja um novo acordo, depois das alterações propostas pelo Executivo a semana passada e de Mário Nogueira ter anunciado que iria propor à ministra uma solução de avaliação transitória para este ano lectivo.

Mas o líder da Fenprof coloca de parte um acordo e reitera que a suspensão do actual modelo é um pressuposto de base. "Não está a ser forjado nenhum memorando de entendimento. Não há espaço para soluções intermédias, a única saída é a suspensão do actual modelo", garantiu.

Os sindicatos, que se reúnem sexta-feira com a ministra Maria de Lurdes Rodrigues, vão levar propostas. "Vamos propor a suspensão e uma solução transitória para este ano lectivo que seja simples, sem inúmeras reuniões e burocracia, que beba na experiência dos procedimentos de avaliação que já existiram", explicou o responsável da Fenprof. Para Mário Nogueira, o modelo só se aplicaria aos professores para os quais a avaliação deste ano fosse imprescindível, nomeadamente os que estão em vias de subir de escalão.

João Dias da Silva, da FNE, está em sintonia com Nogueira. "O memorando de Abril foi estabelecido sobre uma simplificação do modelo do Ministério e esta solução é diferente pois pressupõe a suspensão do actual modelo. Como não queremos que se caia no vazio vamos propor uma solução de emergência para resolver o problema deste ano lectivo". Os dois dirigentes insistem que o litígio com o Governo só cessará com a revogação do Estatuto da Carreira Docente e o fim das quotas para obtenção das notas máximas.
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In Correio da Manhã.
MUP

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