terça-feira, novembro 25, 2008

O melhor momento do Prós e Contras. E o pior

Não foi uma desilusão porque não espero nada de bom de um programa com este formato. Com excepção do Pedreira e do Mário, mais ninguém teve tempo para desenvolver um conjunto de ideias.
O melhor momento da noite passou despercebido a muitos porque a moderadora cortou a "fala" à colega Maria do Rosário Gama. A PCE da Escola Secundária Infanta Dona Maria, de Coimbra, a melhor escola pública nos rankings, obteve apenas Bom na avaliação externa. Uma avaliação feita pela Inspecção. Isto sim dá que pensar sobre o estranho conceito de qualidade da escola que o ME e os seus apêndices têm. Outro grande momento da noite chegou também pela boca da colega Maria do Rosário Gama: devido ao clima de mal-estar e confusão, há pais que estão a transferir os alunos para colégios particulares. Esse é o efeito oculto da avaliação burocrática de desempenho. Essa é a forma sibilina de destruir a escola pública e, por via dessa destruição, reduzir o défice. O Mário Machaqueiro tocou no assunto mas a moderadora não lhe deu tempo para acabar.
Triste foram as intervenções daquela PCE da Costa da Caparica que teceu louvores ao modelo burocrático e acusou os professores em luta de amedrontarem as minorias. Com o seu discurso adesivado, virou tudo de pernas para o ar. É habitual naquela senhora.
O cômputo geral foi fraco. Fiquei com a convicção reforçada que a luta dos professores é um combate em defesa de uma escola pública de qualidade. E o que é uma escola pública de qualidade? É uma escola que oferece um currículo centrado na herança cultural, científica, tecnológica e artística da Humanidade. Uma escola centrada nos padrões culturais, que promove a cultura geral, que desenvolve o espírito crítico e o apreço pelas virtudes da perseverança, coragem, diligência, justiça e gosto pelo trabalho bem feito. É o contrário daquilo que o Pedreira e os seus acólitos presentes no Prós e Contras defendem. É por isso que a luta dos professores é um combate civilizacional. E é uma honra fazer parte de um grupo profissional que aceitou tamanho desafio.
ProfAvaliação

0 comentários: