quinta-feira, dezembro 31, 2009

Mário Nogueira no Jornal das 21:00 da SICN: "não houve acordo com o modelo de ADD. Só pode haver acordo se todos os docentes com Bom tiverem acesso ao topo da carreira".,

Foi marcada nova reunião entre ME e sindicatos para o dia 7 de Janeiro. Não foi pedida negociação suplementar.
Palavras da ministra da educação à saída da reunião com a Fenprof:
A ministra da educação diz que houve acordo com respeito ao modelo de avaliação de desempenho. Não houve acordo sobre um ponto: nem todos os professores poderão chegar ao topo da carreira. Os docentes com excelente e muito chegam todos ao topo. Os professores com excelente e muito bom são os que estimulam mais a qualidade da escola. As quotas são necessárias para estimular as pessoas a investirem no progresso.
Mário Nogueira na SICN:
Há aspectos em que foi possível o acordo. Por exemplo, na prova de ingresso. Em vez de prova de ingresso, é necessário melhorar a qualidade da formação inicial. O Governo financia as instituições de formação inicial e depois quer impedir os diplomados de exercerem a profissão. Os professores com menção de Bom devem ter a garantia de chegar ao topo da carreira. Aceitamos que os professores com Bom demorem mais tempo a chegar ao topo da carreira. Por exemplo, ficarem um ano à espera para progredirem. O estatuto dos professores tem de ser digno e motivante para que a profissão seja escolhida pelos bons estudantes e não pelos piores.
Mário Nogueira na SICN sobre o modelo de avaliação de desempenho:
Ainda não há acordo sobre o modelo de avaliação. As divergências residem no facto de os avaliadores serem escolhidos pelo director. Quem deve fazer a avaliação deve ser o conselho pedagógico mas os membros do CP devem ser eleitos pelos departamentos. Não concordamos com ciclos avaliativos de dois anos. Se a avaliação deve estar associada à progressão na carreira, os ciclos devem ser de quatro anos e a avaliação coincidir com o ano de mudança de escalão. A ministra esteve presente na reunião mas a liderança da reunião coube a Alexandre Ventura. Na transição entre modelos há também coisas inaceitáveis. Há professores que vão estar 14 anos retidos num escalão que tem quatro anos de duração. Há professores mais antigos que vão ser ultrapassados pelos mais novos. Esta equipa ministerial está muito condicionada. Há aspectos que têm que ver com as progressões que nos levam a concluir que o ministro da educação é José Sócrates. A proposta de nova reunião no dia 7 de Janeiro surgiu da iniciativa da ministra. Dá a impressão que a equipa ministerial vai perguntar ao ministro das finanças e ao primeiro-ministro se pode ceder mais um pouco.
ProfAvaliação

0 comentários: