quarta-feira, junho 09, 2010

CGTP anuncia dia de protesto em 8 de Julho

Carvalho da Silva afirma que há um crescendo da luta dos trabalhadores e admite uma greve geral “num tempo que seja favorável aos trabalhadores”. Greves e manifestações marcarão jornada.
A CGTP prevê paralisações nas empresas públicas e privadas, 
acompanhadas de manifestações e concentrações de trabalhadores. Foto 
Lusa
A CGTP anunciou esta terça-feira um dia de protesto e de luta a realizar-se em 8 de Julho, que incluirá greves e manifestações por todo o país.
Em conferência de imprensa, o secretário-geral da central, Manuel Carvalho da Silva explicou que “o prosseguimento das políticas injustas e a falta de alternativas impõem que a CGTP prossiga a luta e pondere todas as forma de protesto”.
A sua visão é a de que existe “um crescendo da luta dos trabalhadores”, admitindo a possibilidade de uma greve geral, mas “num tempo que seja favorável aos trabalhadores”.
O protesto de dia 8 foi decidido em conselho nacional e vai incluir greves sectoriais e manifestações descentralizadas pelo país. Cabe agora às estruturas sindicais da CGTP desenvolverem todo o trabalho de mobilização dos trabalhadores, e decidir que acções vão concretizar. A Intersindical prevê paralisações nas empresas públicas e privadas, acompanhadas de manifestações e concentrações de trabalhadores em diversos concelhos.
"O tempo é pouco e o trabalho é intenso para dar dimensão a esta grande jornada", disse Carvalho da Silva, explicando aos jornalistas que o dia de protesto foi decidido na sequência do balanço da manifestação nacional de dia 29.
O sindicalista sublinhou que os apelos à unidade vão ser feitos mas, aludindo às críticas que têm vindo da direcção da UGT, disse que só se pode apelar a quem se mostra disponível.

0 comentários: