sábado, junho 26, 2010

Pais e professores do mesmo lado

"A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) e a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) defenderam esta quinta-feira que o encerramento de escolas só pode acontecer quando estiver garantido que as condições das escolas de acolhimento são melhores, escreve a Lusa.

A CONFAP e a FENPROF convergiram na posição de que «o encerramento só pode ter lugar quando estiver garantido» que as condições das escolas de acolhimento são mais positivas do que as da escola que fecha.

No encontro, que se realizou na sede do Sindicato dos Professores da Região Centro, as duas organizações concordaram também que,«em matéria de rede, compete aos municípios, suportados pelo conselho municipal de educação, e às escolas, através dos seus órgãos de gestão, nomeadamente pelos seus conselhos gerais e num quadro da sua autonomia, tomar decisões».

Rejeitam «imposições do poder central» numa declaração conjunta lida no final da reunião, em que participaram o secretário geral da FENPROF, Mário Nogueira, e o presidente da CONFAP, Albino Almeida, e em que foi analisado o processo de constituição de mega-agrupamentos de escolas, bem como o encerramento de escolas.

Para as duas organizações, «nos processos de reorganização da rede que não têm em conta os interesses das comunidades, os principais prejudicados são os alunos» e os conselhos municipais de educação devem reunir-se e tomar posição.
Diário IOL"

Ler também:

Declaração conjunta entre a Fenprof e a Confap

Pais e Professores querem mudanças no Ensino Especial

MEP

0 comentários: