sábado, outubro 02, 2010

Buzinão na EN 125 integra o protesto nacional contra as portagens



Comissão de utentes apela à participação dos algarvios no dia 8 de Outubro
Um buzinão na Estrada Nacional 125 contra a decisão de portajar a Via do Infante (A22) será a forma de o Algarve se associar ao protesto nacional de 8 de Outubro contra a cobrança de portagens nas SCUT do país, anunciou ontem a comissão de utentes da A22. 

"Apelamos aos automobilistas e cidadãos algarvios que confluam nesse dia para EN 125, durante um período limitado (17:00 às 19:00 horas), com um grande buzinão, de forma a demonstrar que essa estrada não é alternativa à Via do Infante", disse um responsável da comissão, em conferência de imprensa. 

João Vasconcelos, um dos porta-vozes da associação recentemente constituída, revelou que esta foi a forma encontrada pela comissão de se associar ao protesto nacional marcado para 8 de Outubro. 
"Ainda estamos em processo de formação e fomos apanhados desprevenidos, mas entendemos que não seria de bom tom ficar de fora", revelou o responsável da comissão, durante o encontro com a comunicação social, realizado quinta-feira em Faro. 

Além da EN 125, a comissão também recomendou aos algarvios um "buzinão nos acessos às cidades ou nas vias de acesso à Via do Infante". O principal ponto de protesto será entre Boliqueime e Alcantarilha. 

João Vasconcelos recordou que, com as portagens, vai aumentar "o congestionamento, a sinistralidade e as perdas de tempo na EN 125, assim como o prejuízo para a economia algarvia". 

Segundo as contas da comissão de utentes da A22, uma viagem entre Faro e Portimão poderá custar 10 euros/dia. "Para alguém que trabalhe e se desloque diariamente entre estes dois locais, estamos a falar de 200 euros mensais", disse. 

Recorde-se, na resolução que fixa o início da cobrança de portagens na Via do Infante até 15 de Abril de 2011, o governo prevê discriminações positivas para os moradores e empresas algarvias, com isenções nas primeiras dez utilizações mensais e descontos de 15 por cento nas seguintes. 

A comissão de utentes da Via do Infante, criada este mês, está a promover outras acções, nomeadamente no sentido de garantir mais aderentes. 

"Queremos ser uma comissão o mais heterogénea possível", disse João Vasconcelos, um dos responsáveis regionais do Bloco de Esquerda. 

A comissão está a tentar contactar "figuras dos vários partidos políticos e associações empresariais" e conta realizar, brevemente, uma "grande assembleia" para ouvir os cidadãos e automobilistas algarvios. 

No blogue da comissão – disponível em http://www.viadoinfante2010.blogspot.com –, decorre também uma petição online contra as portagens, que já conta com quase quatro centenas de aderentes.

0 comentários: