domingo, março 20, 2011

Algarvios saem à rua em protesto contra as portagens

Cerca de 200 automóveis e motos partiram este sábado à tarde do Portimão Arena, em Portimão, para se juntarem, no Parque das Cidades, em Faro, aos restantes algarvios em protesto contra a introdução de portagens na Via do Infante (A22).
João Vasconcelos, da Comissão de Utentes da Via do Infante, disse ao JA que esperava uma forte adesão dos algarvios a esta manifestação. Segundo o responsável, a introdução de portagens no Algarve vai significar a “ruína” de muitas empresas da região, assim como vai provocar “um agravamento do desemprego”, numa altura em que o Algarve já atravessa “um período muito complicado”.
Alguns autarcas algarvios, nomeadamente Macário Correia (PSD), Manuel da Luz (PS) e Desidério Silva (PSD), também participam neste protesto. Em declarações à minutos ao JA, antes de se iniciar a  marcha lenta na Via do Infante, o presidente da câmara de Portimão disse que as portagens “vão dificultar ainda mais a situação da região”.
“Estamos a viver uma fase complicada e o que o Algarve precisa é de mais incentivos e não de mais entraves”, desabafou Manuel da Luz. Ainda assim, o autarca não acredita que o protesto possa causar uma “mudança de planos” de última hora por parte do Governo socialista. “O PSD empurrou o Governo para esta decisão. Agora, será muito difícil alterar o que quer que seja”, referiu.
Por outro lado, os manifestantes alertam que as portagens vão voltar a transformar a estrada nacional 125 na “estrada da morte”. “Vão disparar outra vez os acidentes e as multas”, referiu João Vasconcelos.
“Todos rumo à Via do Infante por um Algarve Livre sem Portagens” é o mote para esta “grande marcha de protesto”, salienta a comissão de utentes.
Jornal do Algarve

0 comentários: