segunda-feira, março 21, 2011

Não à agressão contra a Líbia!

Concentração frente à Embaixada dos EUA
em Lisboa (Av. das Forças Armadas, junto a Sete Rios)
dia 23 de Março, Quarta-feira, pelas 18h00

por CPPC [*]
Cartoon de Latuff. Sob o pretexto e disfarce de "intervenção humanitária", estamos perante mais uma guerra de agressão e conquista por parte dos EUA e seus aliados da NATO e da região, com o aval do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Como nos exemplos recentes dos Balcãs, do Iraque e do Afeganistão, mais uma vez, o verdadeiro móbil desta intervenção é o controlo dos recursos naturais e o domínio militar e político da região.

Numa região marcada positivamente por importantes movimentações populares em luta por melhores condições de vida, por direitos sociais e laborais, liberdade e democracia e pela exigência de soberania e afirmação de independência face ao conluio de decadentes oligarquias com o imperialismo, as potências imperialistas buscam, em renovados moldes e por via da violência quando necessário, prosseguir a sua intromissão e exploração económica dos países desta região. É esse o cenário de sinistra ameaça sobre a Líbia hoje. No entretanto, conspiram contra os movimentos populares no Egipto e Tunísia e enviam forças militares da cruel ditadura Saudita para reprimirem a revolta popular no Bahrein.

O CPPC, reafirmando a sua solidariedade com o povo líbio que será a primeira vítima desta agressão:
  • Condena a intervenção imperialista contra a Líbia e exige o fim imediato desta agressão em respeito pela independência e soberania deste país;

  • Deplora a co-responsabilidade assumida pelo Governo português nesta agressão, posto que votou favoravelmente a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas;

  • No respeito pelo consagrado no artigo 7º da Constituição da República Portuguesa e na Carta das Nações Unidas, recusa liminarmente a participação de Portugal neste acto de agressão;

  • Solidariza-se com os povos da Líbia e do Bahrein vítimas de agressões imperialistas;

  • Expressa a sua grande apreensão quanto às repercussões que a presente acção terá sobre outros povos no Próximo e Médio Oriente.
O CPPC convoca uma concentração de repúdio pelas agressões imperialistas aos povos da Líbia e do Bahrein e pela exigência da paz - frente à Embaixada dos EUA, em Lisboa (Avenida das Forças Armadas, junto a Sete Rios), para dia 23 de Março, Quarta-feira, pelas 18h00.

O Conselho Português para a Paz e Cooperação

18/Março/2011

Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .

4 comentários:

A Chispa ! disse...

Vergonhosa é a atitude tomada pelos deputados do BE em apoio a esta intervenção imperialista.

A Chispa!

JV disse...

Também não concordo com a atitude tomada, aliás, discordo profundamente.
JV

A Chispa ! disse...

Eu sei perfeitamente,que o João não concorda com esta atitude reaccionária e pró-imperialista.
Mas como resposta ao meu comentário deve compreender que é insuficiente e que nem minimamente aprofunda o assunto em causa.

Não basta discordar,é necessário analisar porque razão estas estas atitudes politicas são tomadas e mais grave ainda,os orgãos dirigentes do BE e da UDP não manifestarem qualquer atitude em relação a elas.

Em qualquer movimento ou partido minimamente revolucionário já teria havido uma posição de auto-critica, em particular dirigida ao povo Libio e o grupo parlamentar Europeu já teria sido substituido e todos os seus membros expulsos.

Agora e na mesma linha, o BE vai apresentar um projecto para o "crescimento da economia" ou seja ajudar a burguesia a sair da crise em que mergulhou e para o qual ela não vislumbra outra maneira de sair que não seja por baixar os custos de produção, com os salários e a retirada dos direitos e com o aumento da carga de exploração sobre os trabalhadores.Qualquer projecto que o BE apresente, com mais ou menos DEMAGOGIA e a exemplo daquele que o PCP apresentou, "Por um Portugal a produzir!" ele será mais do mesmo e terá os mesmos fins, que aqueles que a burguesia e o governo capitalista apresentam.


Nota: Queria-lhe mandar um documento, para lhe pedir a sua opinião, mas não sei como o fazer, não se importa de entrar em contacto comigo através do meu mail.

Saudações Revolucionárias
A Chispa!

João Vasconcelos disse...

O meu mail é o seguinte:
bizancio1453@gmail.com
JV