quinta-feira, abril 14, 2011

Governo disponível a dar mais dinheiro aos bancos. Bloco rejeita

Teixeira dos Santos avisa que Estado intervirá se os accionistas privados não reforçarem o capital dos bancos. Bloco rejeita esta hipótese: “Seria intolerável que todos os sacrifícios que os portugueses estão a enfrentar fossem canalizados para salvar os bancos que têm responsabilidade nesta crise”, disse o deputado José Gusmão.
Estado disponível para ser accionista dos bancos privados
Teixeira dos Santos: “Teremos de prevenir a eventualidade de poder haver dificuldades por parte dos accionistas privados e então aí o Estado será um accionista que poderá proceder a esse aumento de capital”. Foto LUSA.
O Estado admite tornar-se accionista dos bancos que necessitem de reforçar os rácios de capital, na sequência das negociações entre União Europeia/FMI e Portugal. A garantia foi dada esta terça-feira pelo ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, em entrevista à agência Reuters.
"Eu acredito - aliás, isso já aconteceu no passado - que os accionistas dessas instituições estarão à altura de proceder a esse reforço. Mas, em todo o caso, teremos que prevenir a eventualidade de poder haver dificuldades por parte dos accionistas privados e então aí o Estado será um accionista que poderá proceder a esse aumento de capital, mas em condições que foram já estabelecidas aquando da crise de 2008/2009", disse.
O Bloco de Esquerda recusa a hipótese, adiantada pelo ministro das Finanças, de o Estado ajudar a banca em caso de necessidade.
“A confirmar-se - e não é a primeira vez que o ministro das Finanças admite essa possibilidade - seria o cúmulo do descaramento”, comentou o deputado bloquista José Gusmão.
O deputado acrescentou que “a crise em que o país se encontra deve-se, em grande medida, às aventuras do nosso sector financeiro e seria intolerável que todos os sacrifícios que os portugueses estão a enfrentar fossem canalizados para salvar os bancos privados que têm responsabilidade nesta crise”.

0 comentários: