segunda-feira, agosto 22, 2011

Líbia: rebeldes tomaram a Praça Verde em Trípoli

A celebração da queda do regime já acontece em várias cidades líbias e nalguns distritos da capital, Trípoli, tomados pelos rebeldes. A imprensa internacional anuncia que o regime líbio está à beira do fim, esperando-se a rendição de Kadafi. Dois dos seus filhos já foram presos.
Líbia: rebeldes tomaram a Praça Verde em Trípoli
Em várias cidades líbias, como Benghazi, celebra-se já o fim do regime de Kadafi. Foi nesta cidade, no Leste do país, que a 17 de Fevereiro os combatentes iniciaram a revolta contra o ditador.
Os rebeldes líbios anunciaram a detenção de dois filhos do líder Kadafi, Seif el Islam e Saadi, noticia a televisão Al-Jazeera. A detenção terá ocorrido depois de os rebeldes terem tomado uma das principais praças do país, a Praça Verde, donde chegam imagens de festejos pela libertação da Líbia do regime autoritário que durava há 41 anos.
Várias cidades estão já em celebração e espera-se a rendição do líder líbio Muammar Kadafi que em 24h dirigiu três apelos aos líbios, no sentido de defenderem a capital. O último apelo foi feito numa mensagem áudio transmitida pela televisão líbia há umas horas. Os cidadãos de Trípoli "devem sair agora para limpar a capital", declarou o coronel Kadafi, afirmando que "não há lugar para os agentes do colonialismo em Trípoli e na Líbia".
Os rebeldes controlam já a maior parte dos bairros de Trípoli, garante o porta-voz das forças que lutam contra o regime de Kadafi, excepto o complexo de Bab al-Aziziya, a principal base do coronel. “Estamos a celebrar a vitória! Este é o fim do regime de Kadafi”, afirma um residente de Trípoli, Hakeem Guja, em declarações à BBC.
“Deus é grande!” e “Estamos livres!” são os cânticos que se ouvem nas ruas de Trípoli, de acordo com um correspondente do canal de televisão britânico no terreno. “Mas há também muita incerteza, porque as pessoas pensam que está tudo a acontecer de forma demasiado fácil”, acrescenta.
Entretanto, a ligação à Internet foi restabelecida na capital líbia pela primeira vez em seis meses, noticia a AFP, citando habitantes de Trípoli.
Os rebeldes líbios ganharam posições a caminho da capital durante a tarde deste domingo, enquanto os bombardeamentos da NATO atingiram o aeroporto e o quartel-general de Kadafi. A Liga Árabe condenou a ingerência externa e apelou ao ditador para abandonar o poder.
Esquerda.net

0 comentários: