terça-feira, agosto 09, 2011

Tumultos em Londres alastram a Birmingham e Liverpool

Os motins, que começaram no sábado passado num bairro nos arredores de Londres, já atingem outras três cidades inglesas. O primeiro-ministro britânico interrompeu as férias e já se encontra em Londres para liderar o recém-criado comité de planeamento de emergência Cobra.
Agentes da polícia britânica em Hackney, norte de Londres. Foto Kerim Okten/LUSA/EPA.
Agentes da polícia britânica em Hackney, norte de Londres. Foto Kerim Okten/LUSA/EPA.
A polícia tem tido dificuldade em controlar a onda de violência que tem invadido as ruas de muitas localidades dos arredores de Londres (sobretudo a norte). Tudo começou na passada noite de sábado para domingo, na sequência de uma manifestação pacífica em Tottenham em protesto pela morte de Mark Duggan, de 29 anos, baleado pela polícia. Na sequência desta manifestação, os ânimos exaltaram-se e as violências e pilhagens começaram a alastrar a outros bairros e cidades, nesta que foi a terceira noite de tumultos.
Esta segunda-feira, Londres esteve a ferro e fogo. Registaram-se distúrbios em Hackney, Croydon, Peckham, Lewisham, Clapham e Ealing, que continuaram até de madrugada, alastrando-se pela primeira vez às cidades de Birmingham e Liverpool. Edifícios e carros foram incendiados e lojas saqueadas por grupos de jovens. Nas ruas está já um novo contingente extra de polícias, composto por 1700 elementos.
Na capital, algumas estações de comboios encerraram por razões de segurança, incluindo Barking, Harrow-on-the-Hill, Peckham Rye, West Croydon e South Bermondsey, adiantou a BBC. Houve carros incendiados em Lewisham e, em Hackney, a polícia encerrou parte da Mare Street depois de os manifestantes terem partido vidros de carros da polícia.
Segundo relata o jornal britânico The Guardian, e de acordo com os dados da polícia britânica, na cidade de Birmingham, no centro do país, 30 pessoas foram detidas depois de terem atacado várias lojas. Em Londres, mais de 200 já foram detidas desde sábado.
O primeiro-ministro britânico David Cameron, que regressou antecipadamente das suas férias em Itália, lidera esta terça-feira uma reunião do recém-criado comité de planeamento de emergência Cobra.
Os jovens que estão por detrás dos tumultos londrinos que ameaçam agora alastrar a outras cidades estão a concertar as suas estratégias de ataque através do popular smartphone BlackBerry. As mensagens que trocam entre eles são gratuitas e encriptadas, não deixando rasto.
Segundo o Guardian, a fabricante dos smartphones BlackBerry, Research in Motion, já disse que vai cooperar com uma investigação policial.
Esquerda.net

0 comentários: