segunda-feira, outubro 07, 2013

Centenas de pessoas protestaram contra cortes no Hospital de Portimão

  Várias centenas de pessoas participaram, na tarde deste sábado, no protesto à porta do Hospital de Portimão contra os cortes de serviços e especialidades médicas que já estão a ocorrer naquela unidade de saúde.
A manifestação contou com a presença do deputado Paulo Sá (CDU), das presidentes eleitas das Câmaras de Portimão (Isilda Gomes, PS) e de Lagos (Joaquina Matos, PS), de vereadores eleitos da autarquia portimonense (Ana Figueiredo, do PS, e João Vasconcelos, do BE), do vice-presidente da Câmara de Aljezur (José Gonçalves, do PS) e do vereador dessa mesma autarquia António Carvalho (PS), bem como de médicos, enfermeiros e auxiliares que trabalham naquele hospital, e muitos utentes.
Empunhando faixas e cartazes com dizeres como «Não fechem os Paliativos, na morte também há dignidade», «Abaixo o CHA, devolvam-nos o CHBA», «Contra o encerramento do Hospital do Barlavento» ou ainda «A Saúde é de todos, é um direito», as pessoas manifestaram-se gritando também palavras de ordem, sempre sob o olhar atento de elementos da PSP, que não precisaram de intervir, porque o protesto foi pacífico.
Esta manifestação aconteceu no mesmo dia em que se tornou pública uma carta do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve (CHA), enviada no dia 4 de setembro à Administração Regional de Saúde a denunciar (ou seja, rescindir) o acordo para a Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Portimão.
Na prática, a carta comunica que, 180 dias após aquela data, a referida Unidade, a única existente no Algarve e destinada sobretudo a doentes terminais, será encerrada, tal como o Sul Informação denunciou, em notícia publicada na sexta-feira de manhã.
Nesse mesmo dia, Pedro Nunes, presidente do CHA, negou categoricamente qualquer intenção de fechar aquele serviço, uma negação que agora cai por terra ao ser conhecida aquela carta.

Nota: As fotos são da página no Facebook do movimento «Pela Nossa Saúde» e outras igualmente partilhadas nas redes sociais.

0 comentários: