quarta-feira, fevereiro 26, 2014

8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A afirmação do 8 de Março é fundamental para homenagear as mulheres que ontem e hoje lutam pelos seus direitos e contra a discriminação, bem como exigir as condições necessárias para uma vida digna.
O papel da mulher, durante séculos, esteve ligado à sua função de mãe, esposa e dona de casa. Com a revolução industrial no século XIX, muitas mulheres iniciam a sua atividade laboral sendo preteridas em relação ao homem. Conscientes desta discriminação as mulheres encetam diversas formas de luta e exigem, entre outras coisas:
- A diminuição dos horários de trabalho que hoje o governo PSD/CDS teima em aumentar.
- O direito à maternidade, atualmente posto em causa pelas dificuldades no acesso aos cuidados de saúde, o aumento das taxas moderadoras, os preços dos medicamentos, a restrição de exames complementares de diagnóstico.
As dificuldades provocadas por uma crise que foi causada por muito poucos, mas que afeta a quase totalidade da população, conduzem-nos para uma situação pouco digna e inaceitável.
É urgente não baixarmos os braços e termos consciência que com a luta, “Isto vai meus amigos isto vai”, como diria o poeta Ary dos Santos.
A Assembleia Municipal de Portimão, reunida em sessão ordinária no dia 21 de Fevereiro de 2014, delibera:
1.     Saudar todas as mulheres em Portugal e no mundo, celebrando o Dia Internacional da Mulher no próximo dia 8 de Março como uma jornada de comemoração, mas também de homenagem à luta pelos direitos das mulheres.
2.     Exortar todas as mulheres para que, à semelhança das que há mais de 100 anos saíram às ruas, defendam e lutem pelos seus direitos.
3.     Exigir deste governo uma alteração de políticas que garantam às mulheres e homens uma vida digna, onde se assegurem a igualdade e a não discriminação e que contribuam para um país mais justo e defensor dos direitos fundamentais do ser humano.
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda
Pedro Mota
Marco Pereira
Elvira Meco
Observação: Moção aprovada por unanimidade.

0 comentários: