quinta-feira, março 27, 2014

A AUSTERIDADE NÃO É PARA TODOS


Quando se sabe que:
1.       Se não existissem transferências sociais, o número de portugueses em risco de pobreza atingiria quase 50%.
2.      O número de portugueses que não conseguem pagar a renda de casa, comer uma refeição de carne e peixe de dois em dois dias ou aquecer a casa, passou de 8,6% da população portuguesa em 2012 para 10,9% no ano passado.
3.      Mais de 40% dos portugueses desempregados estavam em risco de pobreza em 2012 (uma subida de 1,9% em relação a 2011), com uma probabilidade imensa de que esse valor seja agora muito mais elevado.
- O Governo decidiu criar um novo banco público – um Banco de Fomento destinado a conceder crédito às empresas. As vozes insuspeitas nesta matéria como a de Mira Amaral são da opinião de que o que este banco vai fazer pode, muito bem, ser feito pela CGD e poupar-se-á muito dinheiro dos contribuintes portugueses.
Sendo que se evoca a toda a hora a falta de dinheiro, até para acudir situações urgentes, sabe-se agora que a comissão instaladora do dito Banco de Fomento, constituída por três elementos, vai receber a módica quantia de 1 milhão de euros (aproximadamente). Decisões como esta levam-nos a acreditar que a maioria dos portugueses “passaram à condição de acessórios”, aliás, muito incómodos já que é preciso mantê-los vivos para continuarem a servir como peças do sistema.
Mais Aqui
Portimão Blokista

0 comentários: