segunda-feira, maio 26, 2014

Catarina Martins confirma eleição de Marisa Matias

Com a contagem dos votos praticamente terminada, Catarina Martins confirmou a eleição de Marisa Matias. Ainda que sublinhando que o “resultado obtido não foi aquele pelo qual lutámos”, a coordenadora nacional do Bloco frisou que "a representação que a Marisa fará no PE enche-nos de orgulho". A dirigente bloquista felicitou ainda a CDU, PS e MPT pelos resultados alcançados.
 
Foto de Paulete Matos.
“O resultado do Bloco de Esquerda, como sabem, não foi aquele que desejámos e pelo qual lutámos – não elegemos dois eurodeputados – mas elegemos a Marisa Matias. E enche-nos de orgulho a representação que a Marisa fará no Parlamento Europeu (PE)”, avançou Catarina Martins.
“A Marisa Matias foi, é e continuará a ser no PE uma voz convicta, determinada em todas as lutas. Nas lutas contra os mercados financeiros e uma austeridade que tem criado pobreza e desemprego em toda a Europa. Nas lutas pelas liberdades na Europa, em Portugal, em todo o mundo. Na luta pelos direitos humanos, pela cidadania plena para todos e todas. Sabemos que tem sido essa a voz do Bloco no PE, sabemos que com a Marisa Matias assim continuará a ser”, avançou a dirigente bloquista.
A coordenadora nacional do Bloco fez questão de “felicitar os partidos que tiveram bons resultados nestas eleições – o PS, a CDU e o MPT”.
Durante a sua intervenção, Catarina Martins frisou ainda que o Bloco "contará com o contributo de todos e todas” no debate sobre o balanço destas eleições europeias.
Esquerda.net

“Continuaremos a dar muito trabalho à direita no PE”

Marisa Matias diz que o Bloco de Esquerda conseguiu o seu principal objetivo, ao manter a representação no Parlamento Europeu, mas reconhece que não teve um bom resultado por não ter conseguido a eleição do segundo eurodeputado. O Bloco manifestou preocupação com o crescimento da extrema-direita na Europa, mas congratulou-se com o crescimento do Partido da Esquerda Europeia.
Continuaremos o nosso trabalho, sem traições, disse Marisa Matias. Foto de Paulete Matos
Continuaremos o nosso trabalho, sem traições, disse Marisa Matias. Foto de Paulete Matos
A cabeça de lista do Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu, Marisa Matias, disse na Fórum Lisboa, onde o partido realizou a sua noite eleitoral, que, ao garantir a manutenção da representação no Parlamento Europeu, com a eleição de um eurodeputado, o partido conseguiu o seu principal objetivo e, neste sentido, agradeceu a todos os militantes e eleitores que continuaram a depositar a sua confiança no Bloco de Esquerda.
“Quem votou em nós e em nós confiou sabe que vamos continuar o nosso trabalho, sem nos desviarmos, com muitas propostas e sem traições”, disse a reeleita eurodeputada, garantindo que “vamos continuar a dar muito trabalho à direita e a combater as políticas de austeridade no Parlamento Europeu”.
Não foi um bom resultado, reconheceu Marisa Matias, porque o Bloco não conseguiu o seu segundo objetivo, que era eleger João Lavinha e assim manter a mesma representação que antes. Em resposta a uma pergunta sobre as causas desse resultado, Marisa Matias disse que há vários fatores, nomeadamente o surgimento de forças políticas que ocuparam espaços que estavam vazios. Mas a eurodeputada disse-se convicta de que o Bloco levantou as discussões que tinha de levantar nesta campanha.
Marisa Matias sublinhou também que em termos europeus o Bloco vê com preocupação a subida da extrema-direita, mas também festeja o grande crescimento do Partido da Esquerda Europeia.
Esquerda.net 


Video of ESQUERDA.NET | Europeias 2014 | Noite eleitoral | Marisa Matias
Termos relacionados Notícias política, Europeias 2014

domingo, maio 18, 2014

COMITIVA BLOQUISTA NA FEIRA DAS VELHARIAS DE PORTIMÃO
 
A comitiva bloquista portimonense em campanha para as eleições europeias, neste domingo, na Feira das Velharias de Portimão.
 

COMITIVA BLOQUISTA NA VILA DA MEXILHOEIRA GRANDE
 
Comitiva bloquista portimonense de apoio à candidatura "DE PÉ", de Marisa Matias, visitou este sábado a Vila da Mexilhoeira Grande onde contactou com a população e distribuiu materiais de campanha. Também passou pelas Associações locais da Mexilhoeira Grande.
O voto certo no dia 25 de maio é no Bloco de Esquerda, uma Esquerda de Confiança! Uma grande votação no Bloco de Esquerda contribuirá para a derrota deste governo PSD/CDS, que destruíu o país às ordens da troika e que agora concorre com o nome de Aliança Portugal. Votar no PS de Seguro é votar novamente no Sócrates de má memória - aí o temos de novo. PS, PSD e CDS meteram-nos na crise, chamaram e governaram com a toika e quem nos meteu na crise não nos tira dela!
E já agora: onde vão votar os apoiantes de "Servir Portimão"? Agora não têm em quem votar! Acredito que a esmagadora maioria desses eleitores não irá votar na Aliança Portugal do governo PSD/CDS devido às suas políticas de desastre nacional. Certamente também não irão votar no PS de Seguro, Assis e Sócrates. Uma boa alternativa é votarem no Bloco de Esquerda, uma força política de confiança e que cumpre o que promete.

1G

Que se Lixe a Troika: "Saída limpa, a grande fraude"

O movimento Que se Lixe a Troika (QSLT) ilustra, num vídeo divulgado este domingo na sua página de facebook, o que significou para Portugal três anos de austeridade. Segundo João Camargo, um dos representantes deste movimento, o anúncio da saída limpa é “uma farsa” com caráter “eleitoralista”, classificando de “destruição histórica” o efeito do programa de ajustamento em Portugal.
“Dia 17 de maio, governo, FMI, BCE e Comissão Europeia aliaram-se aos poucos vencedores da crise para comemorar a 'Saída' da Troika. Explicamos aqui brevemente o que significou para Portugal três anos de austeridade. Para a semana já cá estão. Sabemos que não se vão. Nem eles, nem as suas políticas, nem os seus capatazes locais. A luta continua. Que Se Lixe a Troika!”, avança o movimento.
No vídeo, o QSLT lembra que, três anos depois ,“a dívida pública está maior do que nunca", passando de 97,4% para mais de 130% do PIB. Segundo a troika, a dívida não subiria acima dos 108,6% em 2013, tendo a mesma ultrapassado esse valor logo em 2011. O QSLT refere ainda as discrepâncias entre as estimativas sobre o défice avançadas pela troika e a realidade, assinalando que o défice de 2013 só foi cumprido depois de duas revisões. Por outro lado, para que o défice se fixasse nos 4,9%, o PIB sofreu uma redução de 2,58%.
O movimento questiona ainda o chamado “milagre económico”, assinalando que, na realidade, não se verificou um aumento exponencial e inesperado das exportações, mas sim um decréscimo significativo das importações. Na realidade, as “maiores exportações” são outras: a exportação de pessoas, com as políticas de austeridade a “expulsar” 350 mil pessoas do país, e a fuga de capitais.
O vídeo aponta ainda que o número de multimilionários em Portugal tem vindo a aumentar, e que 870 pessoas concentram nas suas mãos mais de 75 mil milhões de euros. Muitas destas fortunas foram alimentadas pelos investimentos nas Parcerias Público Privadas e pela privatização de setores estratégicos e rentáveis como a EDP, ANA, REN e CTT.
“O que não se podia cortar nos juros, tinha de se cortar no Estado Social”, frisa o QSLT, lembrando que a Educação sofreu cortes de 500 milhões e a Saúde de 1630 milhões, e que os cortes nos salários e nas pensões equivalem a 50% do valor total de todas as medidas de austeridade.
“Portugal é o país com os salários mais baixos da zona Euro”, assinalam.
Para além dos cortes, foi promovida a flexibilização, ainda maior, do mercado de trabalho, que se traduziu no aumento desmesurado do desemprego, com a perda de quase 400 mil postos de trabalho. 300 mil pessoas deixaram, entretanto, de ser contabilizadas como população ativa.
“Esta situação criou uma nova miséria histórica”, avança o QSLT, sublinhando que, em janeiro de 2013, 72% dos portugueses não conseguiam pagar as suas contas e que 2 milhões de portugueses vivem com menos de 409 euros por mês.
“E, talvez mais grave, o significado das palavras mudou”, lamenta o movimento, referindo-se ao facto de, perante as sucessivas mentiras do governo e dos credores internacionais, já nada ter qualquer validade ou credibilidade.
“Depois de três anos de mentira, só mesmo uma fraude épica serviria”, remata o QSLT, em alusão à tão propalada “saída limpa".
A 'saída limpa' é “uma farsa” e “uma ficção”
No final de uma conferência de imprensa, promovida este sábado, sobre a saída da troika, o representante do QSLT João Camargo afirmou, em declarações à Lusa, que esta partida é “uma farsa” e “uma ficção”.
“A troika estará cá a partir da próxima semana e, nas visitas regulares que continuará a fazer, agora de seis em seis meses e não de três em três, como até então”, frisou.
Segundo o ativista, estamos perante “uma manobra eleitoral”, já que, “na prática, não há qualquer saída da troika”.
Sobre o programa de ajustamento aplicado a Portugal, João Camargo afirmou que este se traduziu numa “destruição histórica e catastrófica que se cifra na maior migração de que há registo e na maior taxa de desemprego”.
“Esta saída, não só não é uma saída como, a ser, seria tudo menos uma limpa, já que se traduziu na maior transferência da riqueza do país, pelo menos da sua história recente, E tudo isto enquanto aumentaram as grandes fortunas”, vincou.
Esquerda.net

quarta-feira, maio 14, 2014

Ação de campanha Europeias 2014 do Bloco de Esquerda no centro da cidade de Portimão. Uma cidade completamente descaracterizada e a viver uma profunda crise, fruto de décadas de gestão ruinosa do PS e da governação extremista e anti-nacional do PSD/CDS, às ordens da troika maldita. Votar nos candidatos destes 3 partidos será perda de tempo, pois têm sido a desgraça de Portimãoi e do país.
A alternativa é votar Bloco de Esquerda - uma Esquerda de Confiança!
(6 fotos)

Candidatura bloquista "DE PÉ! nas ruas de Portimão.
Continua o contacto com as populações e a distribuição de material de campanha.
A luta continua! Dia 25 vale a pena votar Bloco de Esquerda!
(5 fotos)