quinta-feira, maio 01, 2008

1º Maio - Dia do Trabalhador

1º Maio

Imagem adaptada de foto de Dionísio Leitão e retirada do blog Catedral

Não sei quanto tempo mais vai este dia 1º de Maio ser festejado como o dia do trabalhador. Com a desculpa de acabar com o trabalho precário esta nova lei laboral que o governo pretende aprovar, torna-nos a todos precários, sem qualquer segurança no emprego e defesa contra a prepotência de um qualquer patrão. É por isso que esta marcha de quem trabalha ameaça vir a tornar-se a marcha dos desempregados.
Está na hora de mostrarmos que ainda somos gente, que ainda sabemos e queremos lutar por uma vida digna, que nos recusamos a aceitar este caminho que nos escolheram. Queremos ser senhores dos nossos destinos e não desistiremos enquanto não o conseguirmos, nem que para isso tenhamos de despedir os Senhores que nos oferecem só miséria.

Primeiro despediram os Bancários, mas eu não me importei, não sou bancário
Depois despediram os operários dos têxteis, mas eu não sou operário têxtil.
Depois despediram os sindicalistas, mas eu não liguei, não sou sindicalizado
Depois despediram uns e outros, mas eu não me importei, tinha emprego
Agora despediram-me a mim, mas todos os que lutavam já foram despedidos

Adaptado de um Poema de Bertold Brecht
Blog Wehavethekaosinthegarden

0 comentários: