domingo, maio 01, 2016

Novo protesto contra as portagens na Via do Infante

A Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) promoveu neste sábado, 30 de abril, em Boliqueime, uma nova ação contra as portagens na A22. A GNR impediu os manifestantes de cortarem a EN125. No próximo dia 6 de maio, a abolição destas portagens vai ser debatida no parlamento.
Manifestantes protestam contra as portagens da Via do Infante (A22), em Boliqueime, 30 de abril de 2016 – Foto de Luís Forra/Lusa
Manifestantes protestam contra as portagens da Via do Infante (A22), em Boliqueime, 30 de abril de 2016 – Foto de Luís Forra/Lusa
Segundo um comunicado da CUVI, “o Algarve está exangue e não aguenta por muito mais tempo umas portagens contranatura”. A comissão salienta ainda que anualmente há “uma média de 10 mil acidentes, 35 mortos e 160 feridos graves” na Estrada Nacional (EN)125. A comissão sublinha que a EN125 não é alternativa à Via do Infante e que as portagens provocaram um maior afluxo de trânsito à EN125, agravando o número de acidentes nesta via.
Segundo a Lusa, na tarde deste sábado, os manifestantes tentaram cortar a EN125, no que foram impedidos pela GNR.
Os manifestantes empunhava cartazes com palavras de ordem como: “A cada hora mais um acidente na 125. Você pode ser o próximo”, “Suspensão das portagens já”, “EN125 = Estrada da morte” ou “Algarve! Que futuro!!?”.
Segundo a agência, os manifestantes gostariam que o PS clarificasse a sua posição, depois de António Costa ter prometido em setembro do ano passado, caso o partido ganhasse as eleições, fazer uma reavaliação das obrigações do Estado a nível de portagens no interior, zonas fronteiriças e de afluxo turístico, com vista a estudar "melhores condições de acessibilidade".
João Vasconcelos, deputado do Bloco de Esquerda, lembrou que a abolição das portagens será debatida na Assembleia da República (AR) na próxima sexta-feira, 6 de maio, e declarou à Lusa: “É importante que o PS defina, uma vez por todas, qual é a sua posição”.
Na AR, estarão em debate um projeto de lei do Bloco de Esquerda que Determina a isenção de portagens na A22 (Via do Infante) e o projeto de resolução do PCP Pela abolição da cobrança de portagens na Via do Infante.
O deputado João Vasconcelos em março passado dirigiu uma Carta aberta ao Primeiro-Ministro, “para lhe falar de portagens, mais concretamente das portagens na Via do Infante/A22 e o que as mesmas representam para o Algarve”.
Nessa carta, o deputado bloquista assinalava “que a PPP da Via do Infante contribui e muito para onerar o Estado e os contribuintes em muitos milhões de euros, mesmo considerando a receita da cobrança de portagens”.
João Vasconcelos concluía com um apelo a António Costa para que “tome as providências necessárias, com urgência, através do governo que preside, para suspender, ou terminar com as portagens na Via do Infante”.

Artigos relacionados: 

0 comentários: