domingo, novembro 02, 2014

Podemos surge como primeira força política em Espanha

DN
Pablo Iglesias, líder do Podemos, ao centro nesta foto
Pablo Iglesias, líder do Podemos, ao centro nesta foto Fotografia © EPA
O Podemos surge pela primeira vez como o primeiro partido em Espanha, à frente do PP e do PSOE, que são, respetivamente, o partido do governo de centro-direita e a maior formação da oposição no país.
Segundo uma sondagem Metroscopoia hoje divulgada pelo jornal 'El País', o Podemos de Pablo Iglesias teria 27,7% dos votos se as eleições fossem hoje, o PSOE e Pedro Sánchez 26,2% e o PP de Mariano Rajoy 20,7%. A IU/ICV de Cayo Lara ficar-se-ia pelos 3,8% e a UPyD de Rosa Díez pelos 3,4%, recolhendo as outras formações políticas espanholas 18,2%.
O inquérito de opinião, realizado através de mil entrevistas telefónicas, a pessoas adultas maiores de 18 anos de idade, teve lugar entre os dias 28 e 29 de outubro. A margem de erro, refere o 'El País', é de cerca de 3,2 pontos.
Nunca antes um partido criado há tão pouco tempo - oito meses - tinha conhecido uma ascensão tão grande e tão rápida em Espanha. Depois de ter tido um bom resultado nas eleições europeias de maio, com cinco eurodeputados eleitos, a formação volta a surpreender.
Nas eleições legislativas de 2011, que foram antecipadas, o PP obteve 44,6% dos votos e o PSOE, então liderado por Perez Rubalcaba, teve 28,7%. Os conservadores de Mariano Rajoy obtiveram maioria absoluta, depois de dois mandatos consecutivos do socialista José Luis Rodríguez Zapatero.
O Podemos junta-se assim ao fenómeno do Syriza de Alexis Tsipras, partido da esquerda radical grego que já surgiu também em primeiro lugar nas intenções de voto numa sondagem divulgada, em outubro, pelo jornal 'Parapolitika'.

0 comentários: