sábado, maio 30, 2015

ALMANCIL | Moção a exigir a suspensão imediata das portagens aprovada por unanimidade (12 fotos)

cuvi
Como é do conhecimento público realizou-se neste último sábado, 23 de maio, um conjunto de ações anti-portagens, promovidas pela Comissão de Utentes da Via do Infante, compreendendo uma almoço/debate e uma marcha lenta de viaturas com a colocação de coroas de flores e memoriais em alguns locais da EN 125 onde ocorreram vítimas mortais. As portagens da A22 têm sido grandemente responsáveis pela elevada sinistralidade que acontece no Algarve, particularmente na EN 125, uma verdadeira rua urbana e que voltou a transformar-se na “estrada da morte”. Na região assiste-se a uma média de 23 acidentes diários, 30 mortes e 150 feridos graves por ano – já ultrapassa a centena de vítimas mortais em três anos e meio de portagens.
A CUVI congratula-se pela boa participação dos utentes e outros cidadãos, com destaque para diversos motards do Moto – Clube de Faro e até da vizinha Andaluzia. No debate verificaram-se várias intervenções e foi aprovada uma Moção por unanimidade e aclamação por cerca de uma centena de pessoas presentes – a exigir ao governo a suspensão imediata das portagens na Via do Infante, a requalificação total da EN 125, solicitar aos responsáveis políticos nacionais e regionais do PSD, CDS e PS uma tomada de posição, sem ambiguidades, em relação às portagens e apelar à AMAL e outras entidades regionais que reforcem uma ampla plataforma da sociedade civil do Algarve pela suspensão imediata das portagens. A referida Moção será enviada ao 1º Ministro, Ministro da Economia, Presidente da República,  Secretário-Geral do Partido Socialista, Presidente da AMAL e aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República. (em anexo segue Moção).
A Comissão de Utentes, juntamente com outras entidades, irá continuar a desenvolver durante o verão que se aproxima um conjunto de ações e iniciativas fortes, algumas de surpresa, visando a anulação das portagens. Também se espera que, entretanto, o Secretário-Geral do Partido Socialista agende a reunião pedida pela Comissão de Utentes há mais de um mês. Algumas das próximas ações anti-portagens a desenvolver pela CUVI será no dia 4 de julho – visando novamente a mortal rua urbana 125 – e a participação na grande concentração e desfile internacional do Moto – Clube de Faro no dia 19 de julho.
Conheça o texto integral da Moção AQUI.
Planet Algarve

0 comentários: