segunda-feira, abril 16, 2018

Convocatória de mobilização internacional pela libertação de Lula

Foto2_Lx_11_4_2018
De 17 a 25 de Abril, em todas as Embaixadas Brasileiras!
Dias antes do aniversário de dois anos do Golpe de Estado, o Brasil e o mundo assistiram estarrecidos à prisão de Luís Inácio Lula da Silva, o maior líder popular actuante no país durante os últimos trinta anos e um dos presidentes com maior reconhecimento internacional pelo combate à pobreza e pela redução das desigualdades.

A condenação e prisão de um inocente através de um processo com inúmeros erros e absurdos jurídicos (sem provas materiais e baseado em depoimentos de delatores condenados em troca de benefícios de redução de pena), representa a continuidade do Golpe de 2016. Expressa também o abandono e a subversão das instituições democráticas brasileiras pelas forças da direita.
A partir do dia 17 de Abril de 2016, as forças golpistas seguiram um roteiro claro. Primeiro, depuseram a presidenta Dilma Rousseff para, em seguida, avançar de forma avassaladora numa nova ofensiva neoliberal, com novas privatizações, entrega das riquezas naturais ao capital estrangeiro, desmantelamento da indústria nacional e retirada massiva de investimentos e direitos sociais, entre outros ataques.
Ao mesmo tempo, instituições ao serviço das classes dominantes, como parcelas do poder judiciário e órgãos da Comunicação Social, procuram em conjunto controlar a vida política do país e desgastar, política e materialmente, o movimento popular e as forças de esquerda. Construíram, através de intensa campanha de difamação, um teatro jurídico para prender um inocente acusado de corrupção passiva e condenado sem provas. É por isso que Lula é um preso político.
Em continuidade do seu projecto estratégico os golpistas procuram legitimar-se, vencendo as eleições de 2018. Porém, sabem que isso somente será possível se inviabilizarem toda e qualquer possibilidade de vitória da esquerda. A condenação injusta e apressada de Lula tem a clara intenção de retirá-lo da disputa, dado que inúmeras sondagens o apontam como primeiro colocado. As forças golpistas usarão todos os recursos possíveis para impedir uma vitória do povo nas urnas.
Finalmente, convidamos todas as Organizações Políticas e Sociais, Movimentos dos Povos do Mundo e os cidadãos que lutam contra todas as formas de injustiça e de arbitrariedade a juntarem-se numa ampla campanha internacional pela Liberdade de Lula.
Utilizando os hashtags (slogans) #LulaLivre, #LulaInocente ou #LulaPresoPolítico organizaremos Comités pela Liberdade de Lula em todo o mundo, e entre os dias 17 e 25 de Abril de 2018, iremos concentrar-nos em frente das Embaixadas e Consulados Brasileiros para manifestar o nosso repúdio à prisão de Lula e a nossa solidariedade ao ex-presidente e ao povo brasileiro.
Reiteramos que, neste momento de grave ofensiva da direita brasileira, todas as acções internacionais organizadas de 17 a 25 de Abril serão de extrema importância, inclusive porque neste período poderá haver novas decisões judiciais sobre o direito de Lula se defender em liberdade e será importante apoiá-lo. Informamos que La Via Campesina Internacional já tem acções previstas no “Dia Internacional de Luta Camponesa”, a 17 de Abril, em memória do Massacre de 21 militantes do MST em Eldorado de Carajás, e a Confederação Sindical Internacional (CSI) está a convocar os seus filiados nacionais para organizarem actos internacionais #LulaLivre, no dia 23 de Abril.
Solicitamos que nos comuniquem as cidades, os locais e horários desses actos, através do e-mail freelulabrasil@gmail.com, e que também nos enviem fotos, vídeos e outros registos das actividades.

0 comentários: