domingo, novembro 11, 2012

Líderes do Bloco: "Prioridade é derrubar o Governo"

Os primeiros discursos dos dois novos líderes do BE, Catarina Martins e João Semedo centraram-se no ataque à troika e ao Executivo de Passos Coelho. Veja as fotografias da Convenção do BE.

Rosa Pedroso Lima (texto) e Alberto Frias (fotos) (www.expresso.pt)
Expresso
Catarina Martins e João Semedo sucedem a Francisco Louçã na liderança do BE
Catarina Martins e João Semedo sucedem a Francisco Louçã na liderança do BE
Alberto Frias
Num longo discurso de meia hora e na sua primeira intervenção como líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins fez um duro ataque à troika, ao Governo e à direita. Traçando como meta principal da estratégia bloquista derrubar a troika e o Governo, prometeu ir à luta e "apoiar e participar em grandes iniciativas sociais de resposta ao Governo". "Onde o Governo quer atacar o povo, é onde o pove se deve juntar", disse.
O tom é duro, as palavras carregadas. Considera que "para a direita, o destino de quem nasce pobre é viver pobre". Classifica o Governo de ter "uma fúria fanática" e de "preencher o debate público" com "mentiras e disparates". A troika não tem direito a menos "mimos". Uma "gente que não negoceia, nem discute. Manda e ordena". Mais: "é o nosso inimigo. A troika é o inimigo que queremos vencere".
Soluções para derrubar "o Governo que não tem legitimidade, nem honra, nem soluções" são, segundo Catarina Martins, um Governo de esquerda e a constituição de várias frentes de convergência. Quer criar foruns de debate nas áreas da Saúde, Educação e outras. E quer "propor, apoiar e comprometer-se" com um Governo que cumpra quatro condições: "anular o memorando com a troika e reestrutura a dívida; controlar o crédito público para criar emprego; devolver os salários e pensões e uma reforma dos sistema fiscal".
A intervenção terminou com o pavilhão do Casal Vistoso a aplaudir de pé a nova coordenadora.  
Depois de Catarina Martins, seguiu-se João Semedo. Com um discurso mais curto e também de forte ataque ao Governo, a intervenção de Semedo começou no entanto com um improviso dedicado a reforçar a unidade do partido daqui para a frente.
Depois de uma convenção em que se debateu muito a linha política para o futuro, o novo co-líder do partido salientou que a "diferença é a riqueza do Bloco"."Discutimos o que tínhamos de discutir. E continuaremos a discutir. No Bloco de Esquerda há diferenças mas não há linhas que nos separam", salientou Semedo.
Depois, virando-se para o Governo, Semedo repetiu o discurso que já antes Catarina Martins tinha feito, de ataque ao programa da troika. "Temos uma grande urgência em afastar este Governo, em livrar o país deste Governo"."Demitir o Governo e correr com a troika é um desafio de toda a gente", acrescentou.
João Semedo enumerou ainda várias das lutas políticas em que o Bloco se envolveu desde que nasceu, em 1999, como sejam a paridade da política, o casamento dos homossexuais, a política da toxicodependência ou o ataque à corrupção. 


Veja a fotogaleria que recorda o percurso desde a última vitória:


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/lideres-do-bloco-prioridade-e-derrubar-o-governo=f766178#ixzz2Bx9JFG00

0 comentários: