Tsipras: “O veredicto do povo grego significa o fim da troika”
No seu discurso de vitória,
Alexis Tsipras, líder do Syriza, vencedor das legislativas gregas,
afirmou este domingo que “o povo grego escreveu História” e “deixou a
austeridade para trás”.
O
partido anti-austeridade Syriza obteve uma clara vitória nas eleições
gerais deste domingo na Grécia com 35,9% dos votos, quando estão
contados 50% dos boletins.
“O veredicto do povo grego significa o fim da troika, a estrutura de supervisão da economia da Grécia constituída pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional que desde 2010 avalia as medidas de austeridade impostas a troco de empréstimos de 240 mil milhões de euros.
Tsipras, 40 anos, afirmou que “o povo deu um mandato claro” ao Syriza, “depois de cinco anos de humilhação” e assegurou que vai negociar com os credores uma “nova solução viável” para a Grécia.
O partido anti-austeridade Syriza obteve uma clara vitória nas eleições gerais deste domingo na Grécia com 35,9% dos votos, quando estão contados 50% dos boletins.
Os conservadores da Nova Democracia, atualmente no poder, obtém apenas 28,3%, o que corresponde a 78 deputados, o terceiro partido mais votado é o neonazi Aurora Dourada, com 6,4% e 17 deputados. O To Potami (Rio) obtém 5,9% e 16 deputados, o KKE (PC grego) 5,45% e 16 deputados, o PASOK (PS grego) 4,76% e 13 deputados e os Gregos Independentes 4,7% e 13 deputados.
0 comentários:
Enviar um comentário