segunda-feira, outubro 05, 2009

Mariscador e músico candidata-se à Junta de Freguesia de Alvor pelo Bloco de Esquerda


Foto

A necessidade em preservar a Ria da Alvor e evitar atentados ambientais levou o músico e mariscador José Pacheco a aceitar o convite do Bloco de Esquerda (BE) para liderar a lista eleitoral para a Freguesia de Alvor (Portimão).

TEMAS: Autárquicas 2009

Natural de Alvor, José Pacheco, de 39 anos, faz da aquacultura o seu modo de vida, num espaço onde mantém os viveiros de ostras, amêijoas e berbigão que herdou do pai.

O gosto pela música leva-o a acumular a actividade de mariscador com a de músico, porque, alega, “sempre ajuda ao rendimento mensal”.

“Faço música tradicional portuguesa e toco em vários eventos e bares”, explicou José Pacheco, acrescentando que as duas actividades "já não rendem o mesmo de outrora”.

A candidatura pelo Bloco de Esquerda surgiu pela “necessidade em fazer alguma coisa para preservar” os recursos naturais da Ria de Alvor, e “evitar a falência de várias famílias” que vivem do rendimento proveniente dos viveiros de amêijoa, berbigão e ostras.

“Estou na política por necessidade. Sinto que posso fazer alguma coisa para evitar a degradação deste espaço e desta população”, alegou o candidato, acrescentando que o convite do Bloco de Esquerda surgiu na sequência de uma acção de protesto que promoveu “contra projectos e em defesa da Ria”.

“Levei o protesto à Assembleia Municipal de Portimão e o João Vasconcelos – líder do BE de Portimão - convidou-me para integrar as listas”, explicou José Pacheco.

“Esta Ria não tem protecção nenhuma porque as autoridades estiveram sempre desligadas, e prova disso é um certo urbanismo que está aqui a crescer”, destacou o candidato, sublinhando que a Ria de Alvor é um local “muito cobiçado” para investimentos turísticos.

“É pena ver esta paisagem danificada por mais uns blocos de cimento”, lamentou o candidato bloquista, que acredita na sua eleição no próximo dia 11 de Outubro.

In Barlavento

0 comentários: