quinta-feira, outubro 22, 2009

A VERDADEIRA (DES)"AVENTURA" DE ISABEL ALÇADA

A expectativa, ou melhor, a espera redundou no que era certo: Isabel Alçada substitui Maria de Lurdes Rodrigues na pasta da Educação.

A mudança, só por si, pouco mais significa que um novo rosto e a possibilidade de encetar uma nova relação com os professores e com os seus representantes. A pasta não é fácil e o legado e as lições do passado trazem-lhe tarefas de responsabilidade acrescida.

Embora seja previsível uma postura mais dialogante, os professores estão na expectativa das verdadeiras alterações ao ECD (com particular destaque do fim da divisão da carreira) e ao modelo de avaliação que "incendiaram" a classe docente nos últimos anos, sob pena de se degradar mais o ambiente nas escolas e diminuir a qualidade do ensino.

Esperamos, sinceramente, que a nova ministra não se limite a ser o rosto do "trabalho sujo" já feito pela sua antecessora. A continuidade das políticas será sinónimo de continuidade da crispação e da degradação do ensino no País de que é Ministra. Dela esperamos que tenha uma visão da realidade da escola pública e da necessidade de pacificar classe docente.

Esperamos também que esta nova "Aventura" da co-autora de tantas aventuras não redunde numa desventura para si, para os professores, para os alunos, para os pais, para a escola... para o País.

Neste dia, os professores dão-lhe o benefício da dúvida e concedem-lhe iniciar o mandato em estado de graça, com um único pedido: não desiluda os professores!

0 comentários: