Ser e não ser – Notas sobre a Revolução portuguesa de 74/75 no seu 40º aniversário
A democracia política em
Portugal não foi uma outorga do poder. Foi uma conquista imposta ao
poder. O mesmo quanto à democratização social, o direito à greve, a
liberdade sindical, o salário mínimo, as férias pagas, a redução do
horário do trabalho e os fundamentos de um sistema universal de
segurança social.
Artigo publicado no nº 5 da revista Vírus.
Foto Victor Valente/Direitos reservados.
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O movimento militar vitorioso a 25 de Abril de 1974 deu origem, desde
o próprio dia, à explosão de um movimento revolucionário de massa, um
verdadeiro abalo telúrico que subverteu a ordem estabelecida a todos os
níveis da sociedade. Ele tentou criar e articular novas formas
democráticas de organização e expressão da vontade popular em milhares
de empresas, nos bairros populares das periferias das cidades, nos
campos do sul, nas escolas, nos hospitais, nos órgãos locais e centrais
do Estado e até nas Forças Armadas. Um movimento revolucionário de
massas que no seu processo, nos seus distintos períodos ofensivos,
ocupou fábricas, as terras do latifúndio, as casas de habitação
devolutas, descobriu a autogestão e o controlo operário, impôs a
nacionalização da banca e dos principais sectores estratégicos da
economia, saneou patrões e administrações, criou Unidade Coletivas de
Produção para a Reforma Agrária e geriu a vida de milhares de moradores
pobres de Norte a Sul do país. Um movimento que no seu ímpeto impôs na
rua, pela sua própria força e iniciativa, como conquistas suas, as
liberdades públicas, a democratização política do Estado, a destruição
do núcleo duro do aparelho repressivo do anterior regime e a perseguição
dos seus responsáveis, o direito à greve, a liberdade sindical, as
bases de uma nova justiça social. Um mundo voltado de pernas para o ar,
os 19 meses em que o futura era agora, um curto e raro instante em que
as mulheres e os homens comuns, o povo do trabalho e da exploração,
sonhou poder tomar o destino nas suas próprias mãos. A isso se tem
chamado, e a meu ver bem, a Revolução portuguesa de 1974/1975.
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Esta Revolução tem uma primeira e essencial particularidade a que
normalmente se dá pouca atenção. É que ela é detonada por um golpe
militar de características singulares na longa história dos golpes
militares dos séculos XIX e XX em Portugal. Um movimento militar fruto
do cansaço da guerra colonial que se arrastava há 13 anos, sem vitória
possível e com graves derrotas à vista, travada contra os ventos da
história, injusta e a prazo breve ruinosa. Num país impedido pela
ditadura de se expressar e decidir livremente sobre este assunto, o
descontentamento contra a guerra, numa dessas ironias em que a história é
fértil, vai ser interpretado pelos jovens oficiais que a conduzem no
terreno, os capitães e majores que comandavam as companhias, unidades
matriciais da quadricula da ocupação militar colonial. Ou seja, não é um
complot de generais, almirantes e coronéis (até ao fim fiéis ao regime e
ao esforço de guerra, salvo raras exceções. É um movimento de oficiais
intermédios a que, no processo, aderirão oficiais subalternos e
milicianos. Uma conspiração que, no contexto de descontentamento popular
crescente e no ambiente político e ideológico da época, rapidamente
evolui dos objetivos corporativo-profissionais (que, aliás, o Governo
satisfaz em Outubro de 1973) para um propósito político subversivo: de
Setembro a Dezembro de 1973, dos plenários de oficiais de Évora ao de
Óbidos, o movimento assumira claramente a consciência da necessidade de
derrubar o regime. Sem democratização não haveria solução política para
acabar com a guerra.
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A rápida extensão e politização da conspiração dos oficiais
intermédios, o seu controlo ou neutralização da maioria das principais
unidades operacionais dos três ramos das FA no país, criava, assim, uma
situação não imediatamente percetível mas decisiva: privava
drasticamente o Estado e a hierarquia de força militar, ou seja,
transformava-a, na realidade, e ao seu juramento de obediência ao
regime, numa patética e inútil “brigada do reumático”. Numa cabeça sem
corpo e sem consciência de o não ter. Mas retirava esse poder
operacional, também, aos raros generais dissidentes convencidos que
tinham na mão um golpe militar. As primeiras horas do “25 de Abril” e do
seu rescaldo foram uma amarga surpresa tanto para os comandantes
hierárquicos como para o general Spínola e os oficiais que o seguiam.
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Disto decorre uma segunda característica central: a
neutralização/anulação do papel tradicional das FA. A vitória do
movimento dos oficiais intermédios, na realidade, rompe a cadeia
hierárquica de comando das FA, subtrai-as ao controlo tradicional do
Estado e das chefias por ele designadas, dessa forma paralisando a
função das FA como órgão central da violência organizada do Estado.
Nesse sentido, em rigor deixa de haver FA, sucedendo-lhe – o que era
coisa bem distinta -, o MFA, que a breve trecho controlará o essencial
do poder militar operacional mais relevante através do COPCON. Neste
inicial período spinolista, até à sua derrota em 28 de Setembro de 1974,
quando muito, há a luta desesperada dos restos da velha hierarquia
(aliás largamente saneada na “noite dos generais” pelos oficiais do
revoltosos, logo a 6 de Maio) para eliminar o MFA. A derrota do
spinolismo consagra assim essa espécie de anulação das FA como espinha
dorsal da violência do Estado.
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Convém acrescentar que essa circunstância tem ainda uma outra
consequência relevante: a paralisação, pulverização e enfraquecimento
geral do poder e autoridade do Estado. O que emerge do golpe militar é
um poder poliédrico de competências conflituantes e debilitadas: uma
Junta de Salvação Nacional sem poder real nas FA, um Governo provisório
sem poderes sobre as FA e com as forças policiais e ministérios
paralisados, um Conselho de Estado de competências largamente retóricas
e, fora desta lógica institucional (ainda que representada no Conselho
de Estado), a Coordenadora do Programa do MFA, única sede de poder
efetivo, mas em forte disputa com a fação spinolista nas FA e nos demais
órgãos. O velho poder caíra, já não ameaçava ninguém, e deixava um
campo indefinido e vulnerável a uma drástica alteração da relação de
forças no plano social e político.
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Finalmente, assunto que não desenvolverei aqui, o processo que se vem
descrevendo tem um outro efeito: a cessação a curto prazo da guerra
colonial nas três frentes e a formação, quer nos contingentes em África,
quer na opinião pública portuguesa, de um forte movimento recusando
novos embarques de tropas para as colónias, exigindo a litoralização do
dispositivo militar e o regresso das tropas, pressionando pela imediata
abertura de negociações com os movimentos de libertação nos termos por
eles apresentados, ou, nas zonas de guerra, substituindo o combate pela
confraternização com o “inimigo”. O exército colonial e a opinião
pública recusavam-se a continuar a guerra. A descolonização irá ser
negociada pelo MFA e o Governo Provisório, sem opinião pública, sem FA e
sem apoio internacional para algo que não fosse a autodeterminação e a
independência para os povos das colónias.
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A conjugação dos fatores acima indicados (o apagamento da função das
FA como garante central da “ordem” e a deliquescência do poder do
Estado) com a forte tensão política e social acumulada no período final
do regime marcelista, origina a explosão revolucionária. O movimento de
massas, largamente espontâneo, por virtude de um desses “mistérios” que
caracterizam as situações revolucionárias maduras para a ação, teve, na
própria manhã do golpe – o emblemático desenlace do confronto na Rua do
Arsenal terá tido nisso o seu papel1 –
a dupla intuição que podia e devia tomar a iniciativa. A intuição do
momento e a intuição da força própria: “é agora, porque agora somos mais
fortes do que eles”. A compreensão quase intuitiva de que a correlação
de forças, naquele momento indesperdiçável, era favorável à iniciativa
popular. E de espectador, o movimento de massas passa a actor principal.
Antes do golpe militar, por si só, não obstante a sua força e
radicalidade, não conseguiria derrubar o regime. Mas agora agarrava a
oportunidade que esse particular movimento militar lhe facultava,
entrando de rompante pelas “portas que Abril abriu”. O golpe, ao
contrário do que pretendeu a tentativa de A. Cunhal o recuperar para a
velha narrativa do “levantamento nacional”2,
não era a expressão armada da “insurreição popular” (inicialmente
quereria mesmo evitá-la…), não era a explosão revolucionária, todavia,
pelas suas características particulares, contribuiria decisivamente para
a desencadear.
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Na sua imparável dinâmica inicial, entre Maio e Setembro de 1974, o
movimento popular revolucionário conquista na rua, nas fábricas, nos
bairros populares, nas escolas, nas zonas rurais, muito do essencial: os
fundamentos da democratização política, as liberdades fundamentais, a
liquidação dos órgãos de repressão e censura política e das milícias
fascistas, muito antes de tudo isso ter consagração legal. A democracia
política em Portugal não foi uma outorga do poder. Foi uma conquista
imposta ao poder. O mesmo quanto à democratização social, o direito à
greve, a liberdade sindical, o salário mínimo, as férias pagas, a
redução do horário do trabalho e os fundamentos de um sistema universal
de segurança social. O movimento de massas fez tudo isso enfrentando com
os seus órgãos de vontade popular eleitos em plenários de fábricas ou
assembleias de moradores, a oposição sistemática da Junta de Salvação
Nacional (JSN), do Governo Provisório (GP) e do PCP e da Intersindical
nessa fase investidos em guardiões da “ordem democrática” contra o
“esquerdismo irresponsável” (ao jeito da I República, chegaram a
convocar manifestações contra as greves). No entanto, foi a força desse
movimento que se mostrou decisiva na derrota da 1ª tentativa
contra-revolucionária do spinolismo, em Setembro, de alguma forma
impondo o MFA como força político-militar hegemónica no processo
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A partir de Outubro de 1974, a crise económica, o encerramento ou a
pilhagem de muitas empresas pelos patrões em fuga, o disparar do
desemprego, alteram e radicalizam os padrões de ação: os trabalhadores
ocupam as empresas, e, a partir de Janeiro, as herdades dos agrários
alentejanos e do Baixo Ribatejo, experimentam a autogestão ou exigem a
intervenção do Estado ou do MFA, ensaiam várias formas de controlo
operário e fazem-no através de Comissões de Trabalhadores ou de
moradores por si eleitas. Manter as empresas a funcionar, derrotar a
sabotagem económica, assegurar o emprego, cedo coloca a questão da
nacionalização dos sectores estratégicos da economia (a começar pela
banca). O propósito é conquistado no rescaldo da derrota da segunda
tentativa contrarrevolucionária dos spinolistas, em 11 de Março de 1975.
Aprova-se a nacionalização da banca (na prática dos grandes grupos
financeiros) e legaliza-se a Reforma Agrária já em curso. O controlo
operário está na ordem do dia. O processo revolucionário parecia dar um
passo em frente. Na realidade, era o último.
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Efetivamente, o heteróclito campo da revolução iria sofrer, nos meses
seguintes, três derrotas sucessivas e determinantes. A primeira, com as
eleições de Abril de 1975 para a Assembleia Constituinte. Não são só os
modestos resultados do PCP (12,5%), do MDP (4,1%) e da UDP (0,7%): é
alteração do critério legitimador do poder em redefinição. Na realidade,
com as eleições de Abril 1975 legitimidade eleitoral impõe-se
definitivamente sobre a legitimidade revolucionária. E a verdade é que o
PS vencera as eleições constituintes com 37,8% dos votos. A revolução
não tivera nem a capacidade de as adiar/anular como na Rússia de 1917 (o
que era difícil num país onde a oposição fizera das eleições livres a
sua bandeira de sempre), nem a força de as ganhar (como o chavismo
venezuelano dos nossos dias). É precisamente a partir daqui, desta crise
de legitimidade que nem a retórica tutelar do I Pacto MFA/Partidos
consegue minimizar, que se inicia a rotura dos sectores intermédios com o
processo revolucionário, argumentando contra a hegemonia totalizante
que nele tendia a assumir o papel do PCP. Rompe-se o Governo Provisório
com a saída do PS e do PSD (unicidade sindical, caso República) e
explicita-se a crescente e já indisfarçável desagregação do MFA. A
extrema-direita terrorista passa à ação em todo o país contra as sedes e
militantes de esquerda e a hierarquia católica distancia-se do PREC a
pretexto da ocupação da Rádio Renascença. Inicia-se a mobilização de
massa contra o processo revolucionário com os grandes comícios e
manifestações convocados pelo PS a favor de uma democracia parlamentar e
“europeia” e as concentrações de apoio ao episcopado no Norte e Centro
do país. Na realidade, em Julho de 1975, com a formalização do “Grupo
dos 9”, está constituído, tendo como eixo os “Nove” e o PS, um campo
político-militar de oposição e alternativo ao dividido campo
revolucionário que lhe vai disputar, palmo a palmo, as posições-chave no
aparelho militar e no Governo, como primeiro passo para o derrotar no
plano da mobilização social. Um campo apoiado abertamente pela direita
política e dos interesses, por sectores maoistas que reificavam o perigo
de um regime tutelado pelo PCP e, mais na sombra, pelas, sabemos hoje
melhor, largas ramificações da extrema-direita fascista e terrorista do
ELP/MDLP e grupos afins.
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Precisamente, a segunda derrota do campo da revolução socialista, em
Agosto/Setembro de 1974, é o afastamento generalizado da “esquerda
militar”, sobretudo da mais próxima de Vasco Gonçalves e do PCP, não só
da liderança do Governo provisório como das fortes posições detidas no
aparelho militar: é encerrada a v Divisão, Vasco Gonçalves é afastado de
1º Ministro e impedido de assumir o cargo de CEMGFA, Eurico Corvelo é
demitido da chefia do RMN, os “gonçalvistas” são colocados em minoria no
Conselho da Revolução perdendo 9 conselheiros, são readmitidos os
conselheiros do “grupo dos 9”, o VI Governo é uma clara guinada à
direita. Sobram Otelo e o COPCON, mas o cerco a este último núcleo do
revolucionarismo militar começa de imediato. O que sai deste embate é
uma substancial alteração da correlação de forças a nível político e
militar: nas chefias e no Governo, instalam-se agora opositores ao curso
revolucionário. Não era o fim, mas era o prefácio do fim
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Com o processo revolucionário em curso, deter as cúpulas do poder
político e até das chefias militares não era resolver a situação. Havia
um movimento de massas disposto a lutar pelo que tinha conquistado. A
“contra ofensiva das lutas populares”, como lhe chamará o PCP, será
forte e prolongada, mas representa já, não obstante a sua capacidade de
mobilização entre Setembro e Novembro, um processo claramente defensivo
contra o “avanço da reação” e a iminência de um golpe militar, na
realidade, em preparação a partir do “grupo dos 9” e desde a” limpeza”
desse Verão. Considerar essa radicalização terminal, quase desesperada e
sem orientação clara, como o “momento insurrecional” ou o “assalto
final” ao poder do Estado3,
parece-me ser uma abordagem que nada tem a ver com a realidade. As
importantes mobilizações desse período, de uma forma geral, não
colocavam a questão da tomada do poder: reclamavam as posições perdidas
(demissão de Corvacho, desativação do CICAP, silenciamento à bomba da
Renascença, atentados bombistas…), denunciavam os planos
político-militares, esses, sim, ofensivos, do campo
contra-revolucionário, em suma, estavam à defesa e tentavam segurar o
que tinham obtido. Isso não é incompatível, na ausência de um movimento
de massas unificado e de uma direção política clara, com o deixar-se
arrastar para a aventura golpista incipiente protagonizada pelos
paraquedistas e as unidades do COPCON da Região Militar de Lisboa (RML)
com o apoio de certos sectores sindicais afetos ao PCP e da militância
da extrema-esquerda (ocupação das bases aéreas, de alguns pontos
estratégicos da capital, da RTP e da EN). A 25 de Novembro, isso
constituiu o pretexto há muito esperado para se desencadear o
contra-golpe militar a sério. O que precisamente é revelador neste
contexto é a surpreendente facilidade com que, praticamente sem
resistência (excetuando o breve confronto na Polícia Militar), o
Regimento dos Comandos subjugou, uma a uma, as unidades rebeldes. As
escassas centenas de pessoas que as "defendiam" dispersaram e os seus
chefes, disciplinadamente, se foram entregar ao Palácio de Belém. A
terceira derrota era, agora, definitiva para o processo revolucionário.
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O novembrismo está para a contra-revolução, como o movimento militar
de 25 de Abril estive para a revolução. Ele não era a contra-revolução,
mas a alteração da correlação de forças que impôs, abriu o campo a que
ela paulatina, progressiva e constitucionalmente se instalasse como
política dominante da situação pós-revolucionária. Dissimulada e
prudente ela entrava pelas portas que Novembro abrira. A 25 de Novembro,
o golpe ordena a prisão de 118 militares, saneava da RTP e da EN 82
trabalhadores e demitia as administrações e direções da imprensa
estatizada, substituídas por gente do PS e PSD ou militares afins. Ao
contrário do que pretendiam a extrema direita e certos sectores da
direita, não houve prisões massivas de “vermelhos”, anulação das
liberdades públicas, dissolução de partidos ou encerramento de
sindicatos ou das suas publicações, O PCP manteve-se no Governo
Provisório e a Constituição de 1976 consagraria o objetivo do
socialismo, a irreversibilidade das nacionalizações, a Reforma Agrária, o
controlo operário e o papel das CT.
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Na realidade, o Grupo dos 9 negociara discretamente com o PCP uma contenção pactuada do
processo revolucionário (o PCP travara no terreno os ativistas
sindicais, os militantes civis e os militares arrastados para a aventura
iniciada pelos paraquedistas) o que resultaria num processo obviamente
distinto de uma clássica e violenta resposta contra-revolucionária. Um
acordo que fazia a economia de uma contra-revolução sangrenta, mas em
que os vencedores alteravam as regras do jogo em dois aspetos cruciais:
impunham a consagração da legitimidade eleitoral sobre a legitimidade
revolucionária e, sobretudo, liquidavam o MFA, repunham a hierarquia
tradicional dos FA e, nesse sentido, anulavam a aliança essencial com
esse braço armado de que dispusera o movimento popular no processo
revolucionário. Regressavam as FA como espinha dorsal da violência legal
do Estado. É certo que a revolução terminava. Mas deixava na democracia
parlamentar que lhe sucedia a marca genética das suas conquistas
políticas e sociais, dos direitos e liberdades que arrancara na luta
revolucionária e cuja continuação impusera e defendia na nova situação
política. É por isso que a equiparação esquemática que por vezes se faz
entre a contra-revolução e a democracia parlamentar4 desconhece
que, no caso português, ela é fruto do compromisso com um processo
revolucionário que profundamente a marcou. Ao contrário do que afirma a
direita política e historiográfica – em curiosa aproximação com o citado
ponto de vista – a democracia política não existe em Portugal apesar da revolução, mas porque houve a revolução.
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Há, portanto, e um ser e um não ser na revolução portuguesa de
1974/75. Ela teve a força de subverter a ordem estabelecida atingindo os
fundamentos do próprio sistema capitalista, mas não conseguiu segurar
e, menos ainda, aprofundar essas aquisições num poder socialista
durável. Foi travada a meio caminho e perdeu boa parte das suas
conquistas mais avançadas na contrarrevolução mansa que se estabeleceu
com a “normalização democrática”. Ou seja, foi derrotada pelas
formidáveis reações que despertou tanto nacional como
internacionalmente. O que conduz à necessidade de tentar analisar, ainda
que sumariamente, algumas das suas principais dificuldades de fundo.
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Em primeiro lugar, a situação de “duplo poder” criada pelos milhares
de órgãos de vontade popular eleitos nas empresas, nos bairros e nos
campos do Sul pelos trabalhadores e moradores, nunca se constituiu numa
organização nacional una e articulada. Muito menos, na sua dispersão,
assumiu maioritariamente uma orientação política clara ou se colocou a
questão da tomada do poder. Ao contrário do que acontece nos sovietes da
Rússia de 1917 ou na revolução conselhista alemã de 1918/19, não há na
revolução portuguesa um “poder popular” paralelo unificado, por isso se
não colocou nunca, na prática, a questão de “todo o poder aos órgãos de
vontade popular”. Até Julho de 1975 o PCP e a sua estrutura sindical
opõem-se às CT e, antes e depois disso, cada grupo político da esquerda
radical tem as “suas” CT e CM, as “suas” estruturas de articulação
parcial, frequentemente guerreando-se entre si e com as que o PCP cria,
finalmente, nesse Verão.
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Em segundo lugar, na revolução portuguesa, os órgãos de vontade
popular não estão armados, novamente num contraste essencial com as
citadas experiências soviética e conselhista. Eles são apoiados por um
aliado externo a si próprios, um movimento militar, ou parte dele, ou
até por algumas unidades dessa parte, à medida que a esquerda do MFA se
vai dividindo e subdividindo. Não há operários, camponeses e soldados em
armas como alguns sectores da esquerda radical reclamavam. Aliás, o PCP
e as organizações radicais de esquerda mantiveram organizações nas FA
mais para influenciar os oficiais do MFA do que para promover o
insurrecionalismo dos soldados. Nestes termos, há um processo
revolucionário dos trabalhadores externamente apoiado, quando foi, por
um movimento de oficiais crescentemente dividido e debilitado. A
vulnerabilidade era evidente: se e quando a reação ao processo
revolucionário lograsse reenquadrar o MFA na cadeia de comando das FA,
eliminando-o, o movimento de massas, mesmo se se mantivesse, perdia a
sua indireta expressão armada e subversora, retomando a natureza de
movimento reivindicativo sem capacidade de colocar a questão do poder.
Passava à defesa. Foi precisamente isso o que aconteceu
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Em terceiro lugar, o campo político da revolução estava profundamente
dividido sobre a natureza do poder a construir e os caminhos para lá
chegar. E não houve, nem uma força claramente hegemónica susceptível de
marginalizar as demais, nem a capacidade de encontrar uma plataforma
mínima de ação comum (a própria FUP, Frente de Unidade Popular,
constituída em 25 de Agosto de 1975 entre o PC e outros 7 grupos, já com
propósitos claramente defensivos e sem parte dos maoistas, começa a
desfazer-se 3 dias depois com a saída do PCP). A divergência central
seria entre a estratégia cunhalista de progressiva ocupação do aparelho
civil e militar do Estado, do MFA, das direções dos sindicatos e dos
jornais/rádio/RTP, das autarquias, etc… quase sempre à margem de
qualquer escrutínio democrático, de “cima para baixo”, e a orientação
comum à esquerda radical de criar na luta de classes um “poder popular”
capaz de partir ao assalto revolucionário do Estado. Mas mesmo no
subcampo da extrema-esquerda, a guerra dos sectarismos em torno da
“pureza” revolucionária era generalizada. E tudo isso, claro está, se
reflete em cheio na coesão do MFA mais à esquerda, já em rotura com o
“Grupo dos 9”.
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Na realidade, uma das singularidades da revolução portuguesa que o
preconceito ideológico de boa parte da historiografia sobre este período
tende a ocultar, é que a extrema-esquerda, mesmo pulverizada e em
guerra interna, teve a força social e política suficiente para impedir a
hegemonia político-ideológica do PCP no processo, sem, todavia, lograr
impor um caminho alternativo. Este impasse no campo da revolução abriu
uma guerra no seu seio onde a violência sectária, frequentemente, não
foi só verbal, dando lugar a agressões, saneamentos, manipulações e até a
repressões massivas na tentativa de eliminar politicamente o campo
maoista mais hostil ao PCP5 Este
conflituoso bloqueio afastou, naturalmente, aliados sociais instáveis
ou desiludidos, evidenciou impotência na resposta, exprimiu desunião e
fraqueza, isolou o campo em si mesmo, e nele se hão-de buscar algumas
das razões que levam à incapacidade de resistir com sucesso a
contra-ofensiva no Verão de 1975 e ao que se lhe seguiu.
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Concluindo, pode dizer-se com segurança que a revolução portuguesa
não foi um assunto encerrado pelo novembrismo de 1975. A força telúrica
que explodiu nesse “dia inicial inteiro e limpo” não bastou para vencer,
mas permitiu-lhe, todavia, recuar lutando e condicionar fortemente o
que se seguiu. É a partir da defesa, consolidação e alargamento desse
património que ainda hoje se define a esquerda portuguesa.
Artigo publicado na revista Vírus nº 5
- 1. Na manhã do dia 25 de Abril de 1974, na Rua do Arsenal, em Lisboa, tanques da Escola Prática de Cavalaria, de Santarém, aderente ao movimento militar, enfrentou os da Cavalaria 7, comandados pelo brigadeiro Junqueira dos Reis, fiel ao regime. Depois de várias tentativas de conversações, o brigadeiro dá ordem de fogo contra o capitão Salgueiro Maia que comandava a força do RC7. O alferes que chefiava a guarnição do tanque recusa-se a obedecer e recebe voz de prisão. O cabo que, em seguida, recebe ordem idêntica, também desobedece. Parte da força passa-se para os revoltosos e os outros voltam para trás. Tornou-se claro que o regime não tinha força militar que o defendesse.
- 2. Cf. Álvaro Cunhal, A Verdade e a Mentira na Revolução de Abril (a contra-revolução confessa-se), ed Avante, Lx, 1999, pag. 101 e segs
- 3. Cf. Raquel Varela, História do Povo na Revolução Portuguesa (1974-1975), Bertrand editora, Lx, 2014, pag. 421 e segs e pags 496 a 498.
- 4. Ibidem, pag. 482 e segs.
- 5. A 28 de Maio de 1975, forças do COPCON, sob proposta dos oficiais mais próximos do PCP no MFA, ataca as sedes do movimento maoista MRPP na Região Militar de Lisboa e prende várias centenas de militantes e ativistas, encerrados nas cadeias de Caxias e Pinheiro da Cruz onde serão sujeitos a um tratamento brutal, denunciado pela opinião pública. Serão libertados progressivamente até 18 de Julho de 1975.
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