terça-feira, junho 23, 2009

Bloco pede "ponto final" na avaliação dos professores criar PDF versão para impressão enviar por e-mail

Ana Drago cumprimenta professores na manifestação de Novembro de 2008. Foto de Paulete Matos
A deputada Ana Drago, do Bloco de Esquerda, considerou nesta segunda-feira que seria um erro insistir, nos próximos anos lectivos, no mesmo modelo de avaliação de professores, já que este "não responde a nenhum dos problemas centrais do sistema educativo". Ana Drago defendeu que o Governo deve "pôr um ponto final" no actual sistema de avaliação de professores


Ana Drago defendeu o fim desta avaliação dias depois de o Ministério da Educação ter pedido ao Conselho Científico para a Avaliação de Professores um parecer sobre o tema. Maria de Lurdes Rodrigues quer saber se o conselho considera que no próximo ano deve ser adoptado o modelo de avaliação dos docentes aprovado em 2008, com as alterações necessárias, ou se deve ser mantido o regime simplificado aplicado em 2008/2009.

Em alternativa, Ana Drago defende que o governo ponha um ponto final no modelo para que seja possível "regressar à estaca zero" e iniciar uma discussão pública alargada. O Bloco de Esquerda defende que seja criado um conselho representativo dos actores do sistema de avaliação para "discutir e construir um outro modelo" que avalie "as escolas no seu contexto".

"Não podemos avaliar da mesma forma professores que estão numa escola do centro da cidade", defendeu a deputada bloquista, "e uma escola que está num contexto mais desfavorecido como acontece na periferia de Lisboa".

Entretanto, segundo o relatório da Provedoria de Justiça de 2008, o Ministério da Educação continuou em 2008 a ser o principal alvo das queixas recebidas na Provedoria de Justiça na área de organização administrativa, emprego público e estatuto do pessoal das forças armadas e forças de segurança. O serviço e organismo do ME mais visado foi a Direcção-Geral dos Recursos Humanos.

As queixas contra o ME representam 38% do total de reclamações que chegaram à Provedoria em 2008.

Esquerda.net

0 comentários: