quarta-feira, junho 17, 2009

Mais conclusões do Relatório da OCDE: "A eficácia dos professores prejudicada pela falta de incentivos e pela indisciplina na sala de aula"

A leitura do relatório da OCDE, divulgado hoje, com o titulo "a eficácia
dos professores prejudicada pela falta de incentivos e pela
indisciplina na sala de aula" permite acentuar as seguintes conclusões:
1.
O quadro teórico e conceptual é o habitual na OCDE: defesa da
mercadorização da escola. O ensino é visto como uma mercadoria e a
aprendizagem como um produto que se pode quantificar.
2. Os dados foram recolhidos em 23 países da OCDE graças ao Teaching and Learning International Survey (TALIS).
3. O apoio veio da Comissão Europeia.
4. Foram seleccionadas 200 escolas por país. Em cada escola, foram distribuídos questionários a 20 professores e ao director.
5.
O questionário incluiu perguntas sobre preparação dos professores,
práticas de ensino e incentivos e reconhecimento dos professores.
6.
Noventa por cento dos professores dos países com melhores escolas e
melhores resultados dos alunos (Noruega, Austrália, Irlanda, Dinamarca
e Bélgica) não esperam incentivos à melhoria do desempenho.
7. Setenta por cento dos professores consideram que os níveis de indisciplina prejudicam a aprendizagem e dificultam o ensino.
8. Treze por cento do tempo de ensino é ocupado a resolver problemas disciplinares.
9. Quarenta e seis por cento dos professores dizem que o absentismo dos alunos é um obstáculo importante à aprendizagem.
10.
Os autores do Relatório recomendam aos governos menos controlo sobre os
recursos educativos e sobre os conteúdos e mais ênfase nos resultados
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da aprendizagem.

Nota: O Blogger endoideceu esta tarde e não está a fazer a hifenização das palavras. As minhas desculpas.
A história
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