quarta-feira, junho 24, 2009

DGRHE disponibiliza ferramenta digital de apoio ao preenchimento das fichas de avaliação de desempenho e um simulador de quotas, onde os professores que se candidataram a Excelente se podem entreter em prazenteiras e onanistas simulações

Tal como se previa, a DGRHE começou hoje a disponibilizar uma ferramenta digital de apoio ao preenchimento da ficha de auto-avaliação. É dito que o objectivo da nova ferramenta digital é simplificar e facilitar o preenchimento da ficha. E o lança-mísseis do ME aproveita a ocasião e o espaço para fazer um pouco de propaganda sobre a "bondade" da avaliação de desempenho com a frase: "A avaliação é essencial". Apetece perguntar: para quê? Para quem? O website inclui ainda um link para um documento em pdf com o título "orientações para a fase final do processo" É uma espécie de manual em 11 páginas com a ladainha habitual a explicar os processos e os instrumentos da ADD. Há também espaço para as perguntas e respostas sobre a ADD e ainda - pasme-se! - um simulador de quotas , onde os professores que se candidataram a Excelente se podem entreter em prazenteiras e onanistas simulações que podem mostrar o quanto eles são melhores do que os colegas. Por fim, ainda há espaço para o manual do utilizador.
O que é que esta parafernália de instrumentos digitais quer dizer? Em primeiro lugar, significa que o ME optou pela versão digital da ficha de auto-avaliação. Em segundo lugar, é uma aposta na centralização. Em terceiro lugar, o preenchimento da FAA na plataforma digital da DGRHE torna a situação menos dolorosa. E ainda por cima há muita literatura para que os burocratas e aspirantes a burocratas possam rebolar de gozo sem deixarem de clicar no coiso. Com a frente jurídica a esmorecer e a FAA a ser entregue em massa, resta à esmagadora maioria dos professores o caminho de Lisboa. Em Setembro, uns dias antes das eleições legislativas. É aí, mais uma vez, que se decide o futuro de todos: José Sócrates, PS, Maria de Lurdes Rodrigues e professores.
ProfAvaliação

0 comentários: