sábado, agosto 01, 2009

Anabela Morais é a candidata do Bloco à Câmara de Lagoa PDF Imprimir e-mail

Anabela Morais candidata do Bloco à Câmara de LagoaAnabela Morais encabeça a lista do Bloco de Esquerda à Câmara de Lagoa, Aníbal Almeida é o primeiro candidato à Assembleia Municipal. A candidatura do Bloco no concelho foi apresentada num jantar que contou com a presença de Cecília Honório, cabeça de lista às eleições legislativas por Faro. O Bloco concorre também às freguesias de Lagoa, Estômbar, Parchal e Ferragudo.

Foi num jantar que juntou uma centena de pessoas nas instalações da Fatacil, que Aníbal Almeida apresentou os candidatos, numa iniciativa onde as questões de género, o desemprego, a precariedade e a defesa do meio ambiente foram o mote das intervenções.

No município da Lagoa, o Bloco concorre pela primeira vez a todos os órgãos autárquicos, onde Anabela Morais e João Vieira avançam, respectivamente, à Câmara e Assembleia Municipal. Para as assembleias de freguesias concorrem Elisa Rafael (Lagoa), Jorge Carrola (Estômbar), Jorge Ramos (Parchal) e Rogério Rodrigues(Ferragudo).

Anabela Morais frisou que a actual crise económica "traduz-se na real diminuição da qualidade de vida das pessoas" cujas consequências são flagrantes num município onde, segundo os dados enviados pela Delegação Regional do IEFP, o desemprego atinge 1051 cidadãs e cidadãos, um valor que representa o dobro da situação vivida em 2008.

Num discurso marcadamente virado para as questões de género e de injustiça social, a candidata revelou só em 2009, no concelho da Lagoa, já foram vítimas de violência doméstica 10 mulheres, 2 homens e 11 crianças, "chaga social" a que urge dar resposta.

O combate às injustiças sociais, os despedimentos injustificados, os recibos verdes, o trabalho dito temporário que se prolonga indefinidamente no tempo e a situação das mulheres grávidas a quem o contrato de trabalho não é renovado, foram outras das situações frisadas por Anabela Morais.

Com vista a uma candidatura participada e mais próxima das pessoas foi lançado o endereço electrónico de campanha ( povolagoa.be@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail ) e anunciado a criação, a partir do dia 17 de Agosto, "O Gabinete Regional da Voz do Cidadão", que funcionará semanalmente, às sextas-feiras, das 17h às 18h, na sede do BE no Centro Comercial da Bela Vista.

Cecília Honório, candidata do BE para as legislativas, reforçou que as eleições europeias "deram sinais claros de uma mudança", dando ao Bloco uma responsabilidade acrescida no "combate à precariedade, geradora de pobreza e de desigualdade" junto das pessoas, movimentos sociais e sindicatos.

"Está na hora de correr com o bloco central", terminou Cecília Honório, numa iniciativa que permitiu juntar forças na defesa dos direitos das mulheres, dos jovens e de todos os cidadãos do município da Lagoa.

Bloco.org

0 comentários: