quarta-feira, agosto 26, 2009

Programas dos partidos para a Educação: grandes princípios e declarações gerais são insuficientes para justificar o voto dos professores

O Ricardo regressou às actualizações do blogue Profslusos. Num post oportuno sobre os programas eleitorais dos principais partidos políticos, faz referência ao carácter vago das propostas. Afirmações do tipo "revogar o modelo de avaliação de desempenho" e "alterar o estatuto da carreira docente" ou "devolver autoridade aos professores" não são suficientes para motivarem e justificarem o voto dos professores. É preciso que os partidos políticos digam claramente o que vão fazer, em caso de conquista do poder, em áreas como:
1. Gestão das escolas: vão manter em vigor o decreto-lei 75/2008? Vão revogá-lo? Substitui-lo pelo quê?
2. Estatuto do Aluno: vão manter a lei 3/2008? Vão alterá-la? Como? Defendem o regresso ao chumbo por faltas injustificadas? Processo disciplinares rápidos com sanções proporcionais à gravidade das infracções?
3. Avaliação de desempenho: vão revogar o decreto regulamentar 2/2008 e o decreto regulamentar 14/2009? Qual o modelo de avaliação de desempenho que propõem? Qual a periodicidade? Vão pôr fim às quotas?
4. Estatuto da Carreira Docente: vão revogar o decreto-lei 15/2007? Vão pôr fim à categoria de professor titular?
5. Burocracia nas escolas: o que vão mudar no sentido de simplificar os processos burocráticos de prestação doe contas?
Foto: Serra da Malcata
Para saber mais

0 comentários: