sexta-feira, dezembro 11, 2009

Apelo e vigília de solidariedade com Aminetu Haidar criar PDF versão para impressão enviar por e-mail

Fernando Nobre, Pedro Krupenski, José Manuel Pureza e Helena Roseta na entrada para a embaixada de Espanha - Foto de Paulete Matos
Foi entregue nesta Sexta feira nas embaixadas de Espanha e de Marrocos em Lisboa, um apelo de personalidades das mais variadas sensibilidades políticas e de todos os grupos parlamentares. Na sequência do apelo foi convocada uma vigília de solidariedade para a próxima Terça feira, 15 de Dezembro às 18.30 horas, frente ao Centro Jean Monet em Lisboa.

O apelo foi entregue nas embaixadas de Espanha e de Marrocos por Fernando Nobre, presidente da Assistência Médica Internacional (AMI), Helena Roseta, vereadora da Câmara de Lisboa, José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda, e Pedro Krupenski, director executivo da Amnistia Internacional Portuguesa.

No documento as personalidades apelam "aos Reinos de Espanha e de Marrocos para que sejam criadas, com a máxima urgência, condições para que Aminetu Haidar regresse à sua terra".

Entre os signatários do apelo estão os professores universitários Alfredo Bruto da Costa, Freitas do Amaral e Paula Escarameia, o bispo D. Januário Torgal Ferreira e o padre Anselmo Borges, o sindicalista Carvalho da Silva, o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, o advogado Marinho Pinto, o militar aposentado Pezarat Correia, os deputados Mota Amaral e Vera Jardim, o poeta Manuel Alegre e a ex-ministra da Saúde Leonor Beleza.

Pedro Krupenski da Amnistia Internacional afirmou à Lusa: "A situação de saúde de Haidar impõe medidas urgentes, não só de quem intercede por ela, que é o nosso caso, mas sobretudo por aqueles que têm poder de decisão para resolver a sua situação (...) a única coisa que nos preocupa é a situação de uma pessoa que está no estado em que está apenas por não querer ter uma nacionalidade que não reconhece".

Na sequência do apelo o grupo de personalidades decidiu convocar uma vigília de solidariedade com Aminetu Haidar para a próxima 3ª feira, 15 de Dezembro de 2009, às 18.30 horas, em frente ao Centro Jean Monet em Lisboa.

Texto completo do apelo e lista de subscritores:

APELO PELO RETORNO DE AMINETU HAIDAR À SUA TERRA

Aminetu Haidar corre perigo de vida. Privada do seu passaporte e impedida, por isso mesmo, de regressar ao convívio dos seus familiares, Aminetu Haidar está gravemente debilitada e pode morrer a qualquer momento.
Na semana em que a comunidade internacional celebra mais um aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e reitera a convicção de que as razões de Estado não podem, em nenhuma circunstância, sobrepor-se ao respeito pelos direitos fundamentais de cada pessoa, permitir o retorno de Aminetu Haidar à sua terra é não só um gesto imperioso de grandeza humanitária como uma expressão da validade efectiva dos direitos humanos.
Animados por este espírito e profundamente preocupados com esta situação, juntamo-nos ao apelo da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos aos Reinos de Espanha e de Marrocos para que sejam criadas, com a máxima urgência, condições para que Aminetu Haidar regresse à sua terra.
Subscrevem este apelo:
Alfredo Bruto da Costa, professor universitário
Anselmo Borges, padre
António Filipe, deputado
Boaventura de Sousa Santos, sociólogo
Carvalho da Silva, sindicalista
D. Januário Torgal Ferreira, bispo
Duarte Cordeiro, deputado
Eduarda Maio, jornalista
Eduardo Cabrita, deputado
Fernando Nobre, médico
Freitas do Amaral, professor universitário
Isabel Allegro de Magalhães, professora universitária
João Galamba, deputado
José Manuel Pureza, deputado
Lucília Justino, dirigente da Amnistia Internacional
Luís Fazenda, deputado
Luís Moita, professor universitário
Luísa Teotónio Pereira, dirigente associativa
Manuel Alegre, poeta
Maria Ângela Pires, dirigente da Amnistia Internacional
Marinho Pinto, advogado
Miguel Real, escritor
Miguel Vale de Almeida, deputado,
Mota Amaral, deputado
Paula Escarameia, professora universitária
Paula Santos, deputada
Pedro Bacelar de Vasconcelos, professor universitário
Pedro Krupenski, dirigente da Amnistia Internacional
Pezarat Correia, militar aposentado
Teresa Beleza, jurista
Teresa Morais, deputada
Vera Jardim, deputado
Vítor Nogueira, activista pelos direitos humanos

Leia notícia anterior no esquerda.net:

Eurodeputados visitam Aminetu Haidar

Veja vídeo: Aminetu Haidar no 25º dia de greve da fome

Aceda à notícia de esquerda.radio:

Quando Aminetu Haidar esteve em Portugal

In Esquerda.net

0 comentários: