terça-feira, dezembro 29, 2009

Proposta "é pior" que a da ex-ministra, diz Bloco de Esquerda

por PAULA SÁHoje

BE considera que a solução estrangula a carreira dos docentes. Verdes consideram-na uma aberração. PCP reage hoje e PSD espera por reunião de amanhã.

"Esta proposta ainda é pior que a anterior, pois acaba com o estatuto de titular, mas cria estrangulamentos na carreira". Foi desta forma que a deputada do Bloco de Esquerda, Ana Drago reagiu à proposta para o novo Estatuto da Carreira Docente e modelo de avaliação dos professores apresentada ontem pela ministra da Educação, Isabel Alçada.

Sobre esta nova proposta, a bloquista chegou mesmo a ironizar: "Está-me a parecer que o sindicato dos professores tem é de ir negociar com o ministério das Finanças porque esta é uma questão de custos salariais e não uma questão de carreira docente".

Ana Drago lembrou ainda que esta proposta "nada tem a ver com uma ministra que prometia ser mais dialogante que a anterior".

Também a líder d'Os Verdes e membro da Comissão da Educação da Assembleia da República classifica esta proposta do Governo como uma "verdadeira aberração". Para Heloísa Apolónia, o PSD é um dos grandes responsáveis por esta situação, uma vez que "não quis suspender um modelo de avaliação que, apesar de acabar com a distinção de "professor titular" e "professor não-titular", não abdica de limitar o número de vagas no acesso aos escalões".

Para a deputada o grande objectivo do Governo é "barrar o a progressão dos professores" e defende que este "não dignificará a classe, enquanto não prescindir das cotas no acesso ao 3º, 5º e 7º escalão".

Quanto ao CDS, apresentou-se cauteloso numa reacção ao que foi ontem proposto por Isabel Alçada. Diogo Feio lembrou que a proposta do CDS era "a melhor para os professores e para a escola", mas remeteu apreciações para mais tarde: "Este processo está muito no início, aguardamos pelo desenvolvimento para fazermos uma análise mais substantiva".

Já o PSD remete para dia 30 uma reacção à nova proposta de avaliação dos professores, dia em que se realiza a nova ronda negocial entre o Governo e os sindicatos do sector.

O PCP ainda está a analisar a proposta apresentada pela ministra da Educação e, por isso, só reagirá hoje.

Em declarações publicadas ontem no DN, a ministra da Educação, Isabel Alçada, tinha prometido não prejudicar nenhum professor. No entanto, perante o "Acordo de Princípios para a Revisão do Estatuto da Carreira Docente e do Modelo de Avaliação dos Professores" apresentado ontem, os partidos que reagiram consideram que a ministra não cumpriu a promessa.

In DN

0 comentários: