domingo, março 25, 2012

Afinal quem vandaliza a luta social?


O secretário-geral da CGTP demarca-se dos incidentes que ocorreram em Lisboa entre manifestantes e polícia.
«Estas situações para nós são admissíveis. Nós não toleramos e muito menos admitimos que se verifiquem situações desta natureza. Nós entendemos que todos têm o direito de exprimir e de se manifestarem nas ruas, mas nós não aceitamos actos de vandalismo. Nós não admitimos actos de vandalismo, portanto da nossa parte condenamos aqueles acontecimentos que ocorram no Chiado, nomeadamente com outros movimentos e com a polícia. Simultaneamente apelamos a que haja bom senso», frisou.

Não sei o que pensará sobre vandalismo o elemento do grupo de Precários, convidados pela própria CGTP a acompanhar a sua manifestação, quando os seus "gorilas" lhe abriram a cabeça para impedir a sua entrada no largo de São bento. Esse foi o primeiro sangue a correr nessa dia. Depois, o Arménio Carlos vem "criminalizar" os movimentos sociais sem saber o que se passou, apelidando de vandalismo, não a carga desproporcionada da policia mas sim todos aqueles que se manifestavam contra as politicas deste governo fora da pata do seu partido. Talvez um dia, que talvez não esteja muito longe, ainda o verei a indignar-se com a policia quando for sobre ele e os seus amigos que a policia carregue. É que a liberdade quando é oprimida é para todos e lá porque o poder se tem sentido confortável com a "luta social" que ele lhe tem oferecido como imagem de oposição, não o livra de um dia ser ele próprio vitima da violência que agora procura justificar sobre os outros. Talvez fosse bom que se lembrasse que a prática de oposição que têm assumido não impediu o grande capital e o poder instituído de conduzir o país e os portugueses ao estado em que estão. Talvez por isso não se estranhe ouvir os Professores Martelos e os Pachecos Pereiras acarinharem as manifestações da CGTP e mostrarem temor dos movimentos sociais. É que uns só retiram a pressão da panela do sistema em que vivem e de onde se alimentam enquanto os outros desejam efectivamente alterar alguma coisa.
Só todos juntos será possível conseguir a mudança mas infelizmente parece que alguns se preocupam mais com agendas politicas. O grande capital agradece.

0 comentários: