sexta-feira, março 09, 2012

Algarve: Luta contra as portagens “é para continuar” e com ajuda da Andaluzia


Não foram muitos os automobilistas que participaram na marcha lenta na EN125 entre Boliqueime e Faro com passagem pelo aeroporto. Mas foram suficientes para ‘entupir’ a alternativa à Via do Infante. Amanhã reúne comissão luso-espanhola.
 
portagens1-manif-8mar12.jpg
Ver Galeria
 
Garantindo que "a luta de rua é para continuar” o representante da comissão de utentes da A22, acusou o Governo de "mentir" quando diz que a decisão da Comissão Europeia que questiona as portagens nas antigas SCUT se refere apenas às isenções e descontos.
João Vasconcelos falava no fim do protesto em que escoltados por batedores da GNR os manifestantes partiram de Boliqueime em direção a Faro cerca das 17h00 e levaram cerca de duas horas a chegar à capital algarvia com um desvio pelo acesso ao aeroporto.
"Esta marcha serve para demonstrar que, mesmo com alguns automobilistas, porque é dia de semana e as coisas não são fáceis, conseguimos entupir EN125 e mostrar que não constitui alternativa à Via do Infante", explicou João Vasconcelos, da comissão de utentes contra as portagens aos jornalistas.
Área transfronteiriça livre de portagens no Algarve e província de Huelva
João Vasconcelos mencionou ainda o encontro que na sexta-feira reunirá a comissão de utentes e associações empresariais, sindicais e autoridades espanholas em Huelva (Espanha), na sequência de um outro encontro realizad a 10 de fevereiro em Ayamonte, na qual foi constituída comissão luso-espanhola pela supressão de portagens na A22.
"O encontro levou à elaboração de um manifesto de apoio a uma área transfronteiriça livre de portagens, envolvendo o Algarve e a província de Huelva. O manifesto prevê um conjunto de iniciativas junto do Governo português, do Governo espanhol, das entidades da Andaluzia e do Algarve, presidentes de câmara e de ayuntamientos, para anular as portagens", explicou Vasconcelos.
O representante da comissão não se esqueceu de mencionar as declarações do ministro espanhol da Indústria, Energia e Turismo sobre as portagens no Algarve, nas quais afirmou que "são um travão ao desenvolvimento e cooperação económicas, contra os fluxos turísticos", com as quais se congratulou.
Esta posição do político espanhol, "só vem dar mais força à posição da comissão", que pondera avançar com uma queixa em Bruxelas questionando a medida adotada pelo Governo de portajar a A22.
"É uma matéria que os advogados estão a estudar e pode ser empreendida. Estamos também à espera dos resultados de uma outra ação que a Federação Nacional de Associações de Transportes de Espanha intentou junto da Comissão Europeia", adiantou.
Observatório do Algarve

0 comentários: