sábado, junho 30, 2012

Ministro da Economia anuncia presença mas não aparece em Silves

Foto
d.r. Ver Fotos »
Alvaro Santos Pereira - Ministro da Economia

Projeto inclui «resort» com campo de golfe para 18 buracos e três hotéis, dois de cinco estrelas e um de quatro, num investimento superior a 230 milhões de euros. Só a autarquia deverá receber 35 milhões de euros em impostos
Uma agência de comunicação e imagem de Lisboa tinha anunciado por «email» a presença do Ministro de Economia na sexta-feira, pelas 10.30 horas, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, na cerimónia de assinatura do Contrato de Desenvolvimento Urbano da Praia Grande, neste concelho do barlavento algarvio, onde vai ser concretizado um projeto turístico com um investimento previsto de 232,4 milhões de euros com 1.516 postos de trabalho, e convidado os órgãos de comunicação social a estarem presentes.

Porém, na quinta-feira à tarde ao que se sabe apenas um órgão de informação foi avisado sobre a ausência de Álvaro dos Santos Pereira naquela cerimónia. Segundo contaram ao «barlavento», existiam indicações de que estaria em preparação uma ação de protesto dos elementos ligados aos utentes da Via do Infante no encontro sobre empreendedorismo que decorreu no NERA, e onde estava anunciada a presença do ministro, o que teria contribuído para este responsável governamental cancelar a deslocação ao Algarve.

Contudo, não houve quaisquer sinais dessa hipotética manifestação e tudo foi normal apesar da presença do secretário de Estado no evento de Loulé.

Isabel Soares, presidente da Câmara de Silves, em declarações ao DN diria: «indignada, não estou. Mas é claro que sinto que o ministro deveria ter estado presente. De resto, desde que sou presidente da Câmara Municipal de Silves há 15 anos é a primeira vez que isto sucede. Já contei com a presença de dois Presidentes da República (Jorge Sampaio e Cavaco Silva), três primeiros-ministros (António Guterres, Durão Barroso e José Sócrates) e ministros de diversos sectores de vários governos na apresentação de projetos privados e públicos, bem como no início de obras, as quais têm contribuído para mudar a imagem do concelho. Desta vez, e apesar dos milhões de euros envolvidos e dos impostos que o Estado vai arrecadar, não houve disponibilidade de um membro do Governo para estar presente».

O que se encontra programado no projeto da Paria Grande, considerado um dos maiores investimentos turísticos em Portugal pela presidente da Câmara Municipal de Silves Isabel Soares, é um campo de golfe com 18 buracos e três hotéis, dois de cinco estrelas e um de quatro, estando previsto que a autarquia vá arrecadar 35 milhões de euros em receitas diretas. Só o IMT (Imposto Municipal de Transmissões Onerosas de Imóveis) garantirá 20 milhões de euros, a que se juntará o IMI (Imposto Municipal de Imóveis - acumulado em dez anos) com onze milhões de euros e mais quatro milhões resultantes de taxas e licenças.

«Falta fazer a expropriação de terrenos para infraestruturas, mas penso que até final de 2012 ou no início de 2013 terão início as obras», disse a autarca.

Já Francisco Ferreira, principal responsável da empresa Finalgarve, que integra o grupo Galilei Imobiliária, afirmou, em conferência de imprensa, que «o objetivo é ter em 2016 o primeiro turista» naquele empreendimento com «densidade muito baixa» e numa aposta para classes média/alta, conciliando a natureza com a localização geográfica ao longo de três quilómetros.
In Barlavento
Comentário:
O Ministro da Economia já não  se desloca ao Algarve com medo da Comissão de Utentes da Via do Infante. Ótimo! Ao contrário do que diz o Barlavento, a CUVI preparou a receção ao Ministro em Loulé. Mudou de estratégia com a vinda do secretário de Estado, tendo-lhe entegue uma bóia para salvar o Algarve, prestes a afundar-se devido às portagens e não só!

0 comentários: