terça-feira, julho 10, 2012


Comissão de Utentes da Via do Infante (A22) aguarda as conclusões do estudo de impacto das portagens

Passos Coelho e Cavaco Silva são "personas non gratas" no algarve

O primeiro-ministro, o ministro da Economia e o Presidente da República foram esta segunda-feira declarados "personas non gratas" pela Comissão de Utentes da Via do Infante (A22), grupo que aguarda as conclusões do estudo de impacto das portagens no Algarve.

A comissão recordou, em declarações à Lusa, que o Governo havia prometido a divulgação, até ao verão, das conclusões daquele estudo.
Sobre eventuais protestos em iniciativas em que os membros do Governo e o Cavaco Silva participem, uma vez que se considera agora que não são bem-vindos na região, o porta-voz, João Vasconcelos, disse que o grupo não está a preparar nada nesse sentido, mas admitiu que possam surgir protestos populares.
"Eles têm de sentir que fizeram um grande mal aos algarvios e a todos quantos nos visitam", afirmou João Vasconcelos, recordando que a EN125, estrada nacional gratuita que se tornou na via preferida para quem atravessa o Algarve, recebe actualmente demoradas filas de trânsito e é palco de mais acidentes e feridos, enquanto a A22 (auto-estrada com portagens desde Dezembro passado) está deserta.
O representante disse aguardar também com expectativa a renegociação dos contratos das concessionárias com o Governo relativamente à exploração das antigas vias sem custos para o utilizador (SCUT, como a A22) assim como do agendamento de uma reunião com o ministro da Economia, solicitada há um ano.
Os membros da comissão reuniram-se este fim-de-semana, em Armação de Pêra, e decidiram pedir audiências com os grupos parlamentares e com a presidente do Parlamento, Assunção Esteves, quando for entregue na Assembleia da República a petição que está a ser preparada com vista à suspensão das portagens na A22.
Na próxima quarta-feira, a comissão irá colocar novos 'memoriais' em Lagos, Lagoa, Pêra e nos acessos a Albufeira, numa acção que procura lembrar os ferimentos e as mortes ocorridos na EN125 desde a introdução de portagens, a 8 de Dezembro de 2011.
A comissão pretende promover acções surpresa, tanto na EN125 como na A22, e diz que vai continuar a preparar uma marcha de veículos sobre a Ponte Internacional do Guadiana, que terá participação de espanhóis.
CM

0 comentários: