terça-feira, julho 10, 2012

Portagens:
Passos Coelho e Cavaco Silva são “personas non gratas” no Algarve - utentes da A22

Portagem na Via do Infante
O primeiro-ministro, o ministro da Economia e o Presidente da República foram hoje declarados “personas non gratas” pela Comissão de Utentes da Via do Infante (A22), grupo que aguarda as conclusões do estudo de impacto das portagens no Algarve.

A comissão recordou, em declarações à Lusa, que o Governo havia prometido a divulgação, até ao verão, das conclusões daquele estudo.

Sobre eventuais protestos em iniciativas em que os membros do Governo e o Cavaco Silva participem, uma vez que se considera agora que não são bem-vindos na região, o porta-voz, João Vasconcelos, disse que o grupo não está a preparar nada nesse sentido, mas admitiu que possam surgir protestos populares.

“Eles têm de sentir que fizeram um grande mal aos algarvios e a todos quantos nos visitam”, afirmou João Vasconcelos, recordando que a EN125, estrada nacional gratuita que se tornou na via preferida para quem atravessa o Algarve, recebe atualmente demoradas filas de trânsito e é palco de mais acidentes e feridos, enquanto a A22 (autoestrada com portagens desde dezembro passado) está deserta.

O representante disse aguardar também com expectativa a renegociação dos contratos das concessionárias com o Governo relativamente à exploração das antigas vias sem custos para o utilizador (SCUT, como a A22) assim como do agendamento de uma reunião com o ministro da Economia, solicitada há um ano.

Os membros da comissão reuniram-se este fim de semana, em Armação de Pêra, e decidiram pedir audiências com os grupos parlamentares e com a presidente do Parlamento, Assunção Esteves, quando for entregue na Assembleia da República a petição que está a ser preparada com vista à suspensão das portagens na A22.

Na quarta-feira, 11 de julho, a comissão irá colocar novos ‘memoriais’ no Chinicato, próximo de Lagos, em Lagoa, Pêra e nos acessos a Albufeira, uma ação que procura lembrar os ferimentos e as mortes ocorridos na EN125 desde a introdução de portagens, a 08 de dezembro de 2011.

A comissão pretende promover ações surpresa, tanto na EN125 como na A22, e diz que vai continuar a preparar uma marcha de veículos sobre a Ponte Internacional do Guadiana, que terá participação de espanhóis.
.diariOnline RS com Lusa

0 comentários: