sábado, agosto 23, 2014

Comissão de Utentes da Via do Infante (A22) pede demissão do Governo no Pontal

Fonte: Agência Lusa
Quarteira, 15 ago (Lusa) -- Uma dezena de elementos da Comissão de Utentes da Via do Infante (A22) exigiu hoje a demissão do Governo à entrada da festa do Pontal, em Quarteira, no Algarve, que assinala a reentrada política do PSD após as férias.
Os representantes dos utentes da antiga autoestrada Sem Custos para o Utilizador (SCUT) do Algarve instalaram-se no areal, ao lado dos apoiantes e militantes do PSD que aguardavam para entrar no recinto onde o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, irá discursar hoje, após ter gozado um período de férias no Algarve, em Manta Rota, concelho de Vila Real de Santo António.
"O que estamos aqui a fazer é simplesmente protestar. Enquanto o primeiro-ministro e todo o Governo estão aqui em festa, depois de terem roubado o país inteiro com cortes de salários de pensões, portagens, como no Algarve, nós preferimos lutar", afirmou o porta-voz da Comissão de Utentes da Via do Infante, João Vasconcelos.
O dirigente da Comissão de Utentes disse que "era bom que o Governo retirasse as portagens", mas frisou que o objetivo do protesto é também exigir a demissão do executivo de coligação PSD/CDS-PP, liderado por Pedro Passos Coelho.
"Mas estamos aqui para exigir a sua demissão, chega de roubo", disse João Vasconcelos, que prometeu "protestar como no ano passado" durante o discurso do primeiro-ministro, porque "a Constituição no regime democrático dá esse direito" aos membros da Comissão.
João Vasconcelos espera que a voz da Comissão de Utentes "chegue de facto ao senhor primeiro-ministro e aos governantes que têm roubado a todos".
A introdução de portagens tem sido, segundo João Vasconcelos, muito "penalizadora" para o Algarve, porque a única alternativa que existe à A22 é a Estrada Nacional (EN) 125, via que está a ter taxas de sinistralidade rodoviária mais elevadas e cuja requalificação está suspensa desde 2012, embora a Estradas de Portugal tenha renegociado o contrato e anunciado o recomeço dos trabalhos em agosto.
"Em dois meses houve no Algarve 1.600 acidentes. Ou seja, há quase 800 acidentes por mês. Porquê? Porque temos portagens e a EN125 não representa qualquer alternativa", lamentou.
Quando o protesto se iniciou e um dos elementos começou a tocar um bombo junto à entrada do recinto instalado no calçadão de Quarteira, no concelho de Loulé, vários militantes do partido trocaram algumas palavras mais ásperas com os elementos da Comissão de Utentes, mas sem incidentes de maior.
"Agora vêm para aqui fazer isto. Não têm mais nada que fazer? Isto é uma festa do PSD e acho que deviam de ter vergonha de vir aqui para a porta", disse à Lusa um dos simpatizantes social-democratas que aguardavam a abertura das portas do recinto.
Luís Costa, que é do Porto e disse à Lusa ter vindo da localidade de Olhão, onde passava férias, para assistir ao discurso de Passos Coelho, afirmou não concordar com a forma e o local que a Comissão de Utentes escolheu para protestar, mas sublinhou que o regime democrático dá o direito à manifestação e "tem que ser respeitado".
MHC//CSJ
Lusa/fim

0 comentários: