quarta-feira, agosto 06, 2014

Profissionais acusam o governo de promover “a mais feroz luta ideológica contra o SNS”

Numa conferência de imprensa realizada esta quarta feira sobre os problemas vividos nos serviços públicos de saúde do Algarve, várias estruturas sindicais denunciaram a falta de profissionais, de materiais e de medicamentos e as suas consequências para os utentes. Os sindicatos acusaram ainda o executivo de privilegiar os privados. Greve de enfermeiros no IPO do Porto teve adesão de 100%.
Foto de Paulete Matos.
Num documento divulgado esta quarta feira, a União dos Sindicatos do Algarve, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores frisam que “este Governo desencadeou nos últimos três anos a mais feroz luta ideológica contra o SNS”.
As estruturas sindicais apontam alguns dos problemas mais prementes nos serviços de saúde públicos do Algarve, entre os quais a carência de profissionais - cerca de 350 enfermeiros, 300 médicos, 300 assistentes operacionais e 150 assistentes técnicos - e a falta de materiais e medicamentos, que têm levado a “falhas na resposta aos cidadãos”.
Tempos de espera demasiado longos para primeiras consultas de especialidades, o elevado número de algarvios sem médico de família (148 965), a falta de articulação entre hospitais e centros de saúde, atrasos na marcação de consultas para doentes crónicos, e dificuldades de acesso a ajudas técnicas são alguns dos problemas assinalados.
A degradação das condições laborais, mediante, por exemplo, a imposição de tempo, volume e ritmos de trabalho que levam à exaustão e a precarização dos vínculos contratuais também são alvo de critica por parte dos profissionais.
No documento é ainda denunciado o desinvestimento nos serviços públicos, em benefício dos privados.
As estruturas sindicais anunciam que, neste contexto, “irão realizar plenários com os trabalhadores, nos dias 8 no Hospital de Faro e 11 nos Hospitais de Lagos e Portimão e propor uma greve a realizar ainda em agosto”.
Serão ainda promovidas reuniões “com comissões de utentes, autarcas e outras organizações no sentido de, em conjunto, desenvolverem iniciativas em defesa do SNS, no Algarve”.
Greve de enfermeiros no IPO do Porto teve adesão de 100%
Esta quarta feira, os enfermeiros do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e do Centro Hospitalar do Alto Ave promoveram uma greve em defesa do SNS e pela admissão de mais profissionais.
No IPO do Porto a paralisação registou uma adesão de 100% no internamento, segundo adiantou fonte sindical à agência Lusa.
“Esta greve é o reflexo do descontentamento dos enfermeiros - não só do IPO, porque esta situação vive-se nos hospitais da região do Porto e em todo o país - quanto à grave carência de enfermeiros existente nos serviços hospitalares”, afirmou a presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), Fátima Monteiro, em declarações aos jornalistas.
Segundo a dirigente sindical, “faltam cerca de 125 mil enfermeiros nas instituições de saúde em Portugal”.
“É incrível que o Governo invista na formação de profissionais altamente qualificados e, depois, não os admita e estes vão a custo zero para o estrangeiro”, criticou, apontando como “responsáveis” por esta situação o governo e o Ministério da Saúde.
A greve no IPO teve início às 8h, prolongando-se até às 24h. A partir das 10h30, os enfermeiros concentraram-se à porta do hospital. Já no Centro Hospitalar do Alto Ave, a paralisação mantém-se até às 24h de 7 de agosto.
Esquerda.net

0 comentários: