domingo, setembro 06, 2009


Imagens da apresentação do Manifesto Eleitoral do Algarve com a presença da candidata Cecília Honório

Um compromisso pela igualdade para responder à crise e ao atraso

Este é o compromisso do Bloco de Esquerda para a construção de uma região solidária, com respostas sociais ajustadas ás necessidades, mais emprego, melhor ensino, melhor saúde, mais justiça na economia.
É, um compromisso para
combater as desigualdades, muitas vezes escondidas pelas imagens da beleza natural da região,e dos seus incontornáveis equipamentos de turísticos. É, pois, um compromisso contra a dívida interna: o desemprego e a precariedade, a desqualificação dos serviços públicos, a falta de apoios para os que trabalham toda a vida, a falya de oportunidades para os que são jovens.
A política de Sócrates assentou no lema: o Estado faz as leis para desfazer as suas leis. Foi assim com os PIN, que podem saquear o património ambiental,saltando sobre a burocracia em nome do "interesse nacional". E com eles o Estado desencravou projectos chumbados pelo próprio Estado,invadindo o litoral,áreas protegidas e Rede natura. Mas mesmo quando a burocracia ainda impende sobre o sque ao litoral algarvio, os poderes do bloco central continuam a tudo permitir através de Planos de Pormenor que podem mudar a classificação dos solos.
Porque o poder sobre o território e os recursos naturais é uma forma de poder sobre as pessoas, o BE opõe-se á pol
ítica de ser o governo central a decidir as questões importantes para a região sem que os cidadãos e cidadãs do Algarve tenham a palavra.
Numa região onde o caminho tem sido o da hipoteca do futuro à especulação imobiliária, os sucessivos governos do PS e PSD são responsáveis pela política de padrinhos e afilhados, com a concessã
o de empregos, "tachos", em epresas públicas e municipais, conduzindo ao despesismo e ao esbanjamento dos dinheiros públicos.
O Bloco bater-se-á com todas as
suas forças contra a corrupção e o compadrio, que só favorecem os poderosos, minando a democracia e destruindo os recursos naturais do Algarve.
O Bloco de Esquerda é a responsabilidade da alternativa com responsabilidade. A alternativa urge para a Região do Algarve, e o Bloco de Esquerda apresenta a agenda de mudança.





Luís Fazenda: Pequeno excerto do seu discurso na apresentação do Manifesto Eleitoral do Algarve

video

0 comentários: