sábado, setembro 19, 2009

"Professorzecos? Não esquecemos! Relatos da concentração - I


1. Os "professorzecos" não esquecem a guerra que o poder socratino lhes moveu durante quatro anos e meio.

2. Esta tarde voltaram às ruas de Lisboa. Foram três concentrações simultâneas.

3. Na 5 de Outubro, estiveram dezenas de professores vestidos de negro e com faixas pretas lembrando aos políticos que os professores não esqueceram a humilhação e a guerra a que foram sujeitos.

4. Em Belém, estiveram cerca de cem professores vestidos de negro com faixas pretas lembrando o silêncio cúmplice do PR. Pelas 15:30, os professores deslocaram-se a pé de Belém até S. Bento com escolta policial. A cumplicidade e simpatia da divisão de trânsito da GNR foi evidente. Alguns guardas presentes disseram: "a vossa luta contra o PS é também a nossa luta". Para surpresa dos professores, os guardas fizeram escolta aos manifestantes no percurso entre Belém e S. Bento.

5. Em S. Bento, estiveram cerca de um milhar de docentes. Guardámos um minuto de silêncio, exibimos as faixas pretas e os líderes da APEDE, Ricardo Silva, do MUP, Ilídio Trindade, e do PROmova, Octávio Gonçalves, prestaram declarações às cadeias de televisão presentes. Foi uma jornada cheia de alegria.

6. O grupo de comentadores do ProfAvaliação almoçou no Cantinho da Maria. Houve quem se deslocasse do Algarve e de Trás-os-Montes para estar no almoço e na concentração. Conversámos, rimos e traçámos planos para o futuro. Foi um dia muito bem passado.
Foto: Faixa na concentração de hoje frente ao edifício da AR
ProfAvaliação

0 comentários: