quinta-feira, novembro 05, 2009

Isabel Alçada hoje no Parlamento: "tanto na ADD como no ECD não há pontos que não se possam mudar"

«Tanto no sistema de avaliação como no Estatuto [da Carreira Docente], duas faces da mesma realidade, não há pontos que não se possam mudar», afirmou Isabel Alçada à saída do final da primeira parte do debate do programa do Governo, que decorreu hoje de manhã no Parlamento.

Reconhecendo que a avaliação dos professores tem sido um factor de «agitação», a ministra pretende criar «um clima diferente», transformando a «polémica» em «comunicação efectiva e diálogo». Fonte: Diário Digital, 5/11/09
Comentário
1. O Governo fala a duas vozes? Por um lado o primeiro ministro e o ministro dos assuntos parlamentares a reafirmarem um discurso de confrontação e de ameaça, firmes na recusa de alterações profundas ao estatuto e ao modelo de avaliação. Por outro, o líder parlamentar do PS, Francisco Assis, e a ministra da educação, com um discurso de abertura à negociação com os sindicatos e à mudança no ECD e na avaliação de desempenho.

2. Eu quero acreditar que é o segundo discurso e a segunda postura que vencem no braço-de-ferro imposto por José Sócrates na questão da avaliação dos professores.

3. A solução é fácil e está à vista de todos. Pode surgir de dois lados: ou dos partidos políticos da oposição, com o recurso a iniciativas legislativas, ou do Ministério da Educação, na sequência de negociações com os sindicatos. Isabel Alçada abriu hoje a porta à segunda. Ainda bem. Vamos esperar para ver.
ProfAvaliação

0 comentários: