terça-feira, agosto 31, 2010

Listas de colocação de professores divulgadas com atraso

Só a meio da tarde desta segunda feira foram divulgadas. Ao longo do dia, o site do ministério não esteve acessível e existiram dificuldades de acesso ao da DGRHE. Em declarações ao esquerda.net, António Avelãs, presidente do SPGL, considerou a situação “muito desagradável”. O Bloco tomou posição.
Mensagem que aparece quando se tenta aceder ao site internet do ministério da Educação
Mensagem que aparece quando se tenta aceder ao site internet do ministério da Educação
O ministério da Educação tinha anunciado que a lista de professores contratados seria divulgada nesta segunda feira, 30 de Agosto. No entanto, na internet o site do ministério da Educação esteve durante todo o dia indisponível (apontando 500 Servlet Exception) e o site da DGRHE (Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação) teve graves perturbações, estando também muitas vezes inacessível.
Só cerca das 17 horas as listas foram divulgadas e os sites passaram a estar acessíveis.
Ao esquerda.net, o presidente do sindicato dos professores da grande Lisboa (SPGL), António Avelãs, disse que o governo estendeu o prazo de divulgação das candidaturas também para 31 de Agosto, ao contrário do que tinha anunciado (só 30 de Agosto).
Para António Avelãs, esta situação é “muito desagradável”. “O estado de expectativa das pessoas é grande é não se devem anunciar prazos que depois não se cumprem”.
O Bloco de Esquerda divulgou um comunicado de imprensa (que reproduzimos abaixo), onde considera “inadmissível a sucessão de erros que tem marcado a colocação de professores, deixando desta forma a vida dos milhares de profissionais que se candidataram em suspenso”.
Comunicado de imprensa do Bloco de Esquerda:
Falha no site do Ministério da Educação deixa milhares de professores sem conhecerem o seu futuro profissional
O Ministério da Educação anunciou que a lista definitiva da colocação dos professores contratados para o ano lectivo 2010/2011 seria divulgada hoje, no site da Direcção Geral dos Recursos Humanos da Educação. Sucede que, desde a manhã de hoje, o site da DGRHE bem como o portal do Ministério da Educação encontram-se indisponíveis, não havendo nenhuma informação relativa à colocação dos docente.
Como se já não bastassem os inúmeros erros técnicos que provocaram o caos nas candidaturas dos docentes, no dia anunciado para a divulgação da lista definitiva é impossível aceder ao site do Ministério da Educação.
O Bloco de Esquerda considera inadmissível a sucessão de erros que tem marcado a colocação de professores, deixando desta forma a vida dos milhares de profissionais que se candidataram em suspenso, sem saberem, a poucos dias do ano lectivo começar, onde vão trabalhar e em que terra irão viver.
O Governo que teve a insensibilidade de anunciar que os idosos que se candidatem aos apoios sociais do Estado a que têm direito, terão que o fazer exclusivamente através da internet, deixa sem solução todo um sector profissional que depende de uma aplicação digital supostamente criada para divulgar o seu futuro profissional.
Esquerda.net

0 comentários: