segunda-feira, agosto 30, 2010

“Máximo empenho na manifestação sindical europeia de 29/9”

Florival Lança, ex-responsável pela relações internacionais da CGTP, foi um dos convidados do segundo dia do Socialismo 2010 para um debate de ideias com o tema “A luta dos trabalhadores europeus”.
Florival Lança: “Há uma crise de valores e princípios que está na origem da situação actual de manifesta crise social”. Foto de Paulete Matos
Florival Lança: “Há uma crise de valores e princípios que está na origem da situação actual de manifesta crise social”. Foto de Paulete Matos

O representante sindical, com obras publicadas sobre esta temática, começou por referir que “vivemos um período muito complicado no ponto de vista da classe trabalhadora, existindo uma crise de valores e princípios que está na origem da situação actual de manifesta crise social”. No actual panorama político da sociedade “verifica-se que as crises são pagas pelos trabalhadores” e a tendência é “o fenómeno agravar-se”.
Florival Lança aproveitou também para lançar um apelo à mobilização e participação na manifestação sindical europeia de 29 de Setembro, dado que “deve existir um máximo empenho por parte dos movimentos políticos e das pessoas em geral nesta luta pelos direitos dos trabalhadores que é fundamental na transformação da sociedade”.
Foi referido o exemplo do Brasil, em que “após 30 anos de combate revolucionário, conseguiu-se colocar um representante da classe trabalhista na presidência”. Florival Lança vê particularmente este caso como um factor de “optimismo e motivação, desde que haja empenho, organização e união entre todos os intervenientes”.
Leia também:
Florival Lança: "É preciso somar forças com outros movimentos sociais"

0 comentários: