Outra Escola é Possível
Na Biblioteca da Escola Secundária Camões, em Lisboa, teve lugar o II Encontro Nacional do Movimento Escola Pública. Uma tarde de Sábado que decerto não foi perdida por nenhum dos participantes. É que a discussão foi rica, plural e até empolgante.
Numa sala que ameaçou ser demasiado pequena para a meia centena de pessoas que ali se juntaram, não faltou debate. O documento escrito para o Encontro foi um ponto de partida sólido mas aberto para a discussão que se seguiu. Não se tendo arrumado em nenhuma gaveta a espantosa luta dos professores pela dignidade da sua carreira e da escola pública, abriram-se muitas portas para novos combates sobre o modelo de escola que queremos: menos alunos por turma e por professor, a democracia vivida na escola por todos os seus actores, equipas multiprofissionais, alunos e pais a participar, um currículo integrador de saberes e promotor da reflexão crítica e cidadã, uma escola que não desiste de nenhum/a aluno/a.
O Encontro foi também enriquecido pela presença do Ricardo Silva da APEDE, do Ilídio Trindade do MUP, da Carmelinda Pereira da CDEP, do Joaquim Sarmento (do Movimento Escola Moderna), de vários dirigentes do SPGL, do Sérgio e da Ana (da Associação de Estudantes do Camões) e do blogger e activista Francisco Santos que já postou no (Re)Flexões uma análise pertinente.
Mais de metade das pessoas presentes usaram da palavra tornando o debate construtivo e vivo. Falou-se do “Acordo”. E do que é isso do “Eduquês” e da “Autoridade dos Professores”. Dos chumbos, das retenções, e de como é preciso acabar com eles mas garantindo condições de aprendizagem para todos/as. De como a democracia deve ultrapassar qualquer modelo de gestão. De como o governo está mais interessado nas aparências do que na mudança. De como os estudantes devem ter voz activa na escola sem paternalismos. Da igualdade de oportunidades como missão da escola. E de muito mais.
O documento está agora a ser alterado de acordo com várias sugestões e em breve divulgaremos aqui a sua “versão final”. (Entre aspas, claro, porque é uma discussão sempre em aberto).
Deste encontro o Movimento Escola Pública Igualdade e Democracia saiu muito mais forte para enfrentar os novos desafios. Não só nós, mas todos os participantes e, sem falsa modéstia, a própria escola pública. É que os novos desafios vão exigir o empenho de muitos/as e é com isso que contamos.
MEP
Numa sala que ameaçou ser demasiado pequena para a meia centena de pessoas que ali se juntaram, não faltou debate. O documento escrito para o Encontro foi um ponto de partida sólido mas aberto para a discussão que se seguiu. Não se tendo arrumado em nenhuma gaveta a espantosa luta dos professores pela dignidade da sua carreira e da escola pública, abriram-se muitas portas para novos combates sobre o modelo de escola que queremos: menos alunos por turma e por professor, a democracia vivida na escola por todos os seus actores, equipas multiprofissionais, alunos e pais a participar, um currículo integrador de saberes e promotor da reflexão crítica e cidadã, uma escola que não desiste de nenhum/a aluno/a.
O Encontro foi também enriquecido pela presença do Ricardo Silva da APEDE, do Ilídio Trindade do MUP, da Carmelinda Pereira da CDEP, do Joaquim Sarmento (do Movimento Escola Moderna), de vários dirigentes do SPGL, do Sérgio e da Ana (da Associação de Estudantes do Camões) e do blogger e activista Francisco Santos que já postou no (Re)Flexões uma análise pertinente.
Mais de metade das pessoas presentes usaram da palavra tornando o debate construtivo e vivo. Falou-se do “Acordo”. E do que é isso do “Eduquês” e da “Autoridade dos Professores”. Dos chumbos, das retenções, e de como é preciso acabar com eles mas garantindo condições de aprendizagem para todos/as. De como a democracia deve ultrapassar qualquer modelo de gestão. De como o governo está mais interessado nas aparências do que na mudança. De como os estudantes devem ter voz activa na escola sem paternalismos. Da igualdade de oportunidades como missão da escola. E de muito mais.
O documento está agora a ser alterado de acordo com várias sugestões e em breve divulgaremos aqui a sua “versão final”. (Entre aspas, claro, porque é uma discussão sempre em aberto).
Deste encontro o Movimento Escola Pública Igualdade e Democracia saiu muito mais forte para enfrentar os novos desafios. Não só nós, mas todos os participantes e, sem falsa modéstia, a própria escola pública. É que os novos desafios vão exigir o empenho de muitos/as e é com isso que contamos.
MEP
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