domingo, março 07, 2010

Um pouco de História no dias de hoje. Para uma nova Revolução Social há que conhecer o passado.

A Revolução Russa - Da Revolução Burguesa à Revolução Socialista

A expressão Revolução Russa é relativa às duas revoluções vitoriosas de 1917.

A Revolução compreendeu duas fases distintas:
A Revolução de Fevereiro de 1917 (Março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.

A Revolução de Outubro (Novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lenine , derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.

Antecedentes

Domingo Sangrento

No dia 22 de Janeiro de 1905, um Domingo, foi organizada uma manifestação pacífica, liderada pelo padre ortodoxo e membro da Okrana, Gregori Gapone, com destino ao Palácio de Inverno do Czar Nicolau II, em São Petersburgo, com o objectivo de entregar uma petição, assinada por cerca de 135 mil trabalhadores, reivindicando direitos ao povo, como a reforma agrária, a tolerância religiosa, o fim da censura e a presença de representantes do povo no governo.

Porém, Sergei Alexandrovitch, grão-duque e tio do czar, ordenou que a guarda do Czar não permitisse que o povo se aproximasse do palácio, e mandou dispersar a manifestação. No entanto, visto que os manifestantes não se desmobilizaram, a Guarda Imperial abriu fogo, causando centenas de mortos. Este episódio ficou conhecido como o Domingo Sangrento.

Os Romanov

O Czar Nicolau II e a família (1915)

O massacre dos manifestantes provocou greves e manifestações por todo o país, o que por sua vez, conduziu à Primeira Revolução Russa.

As reformas empreendidas, pelo czar Alexandre II, criaram uma corrente a favor de uma mudança constitucional. Em 1898, foi fundado o Partido Operário Social Democrata Russo (POSDR), que no seu segundo Congresso (1903) já contava com duas facções divergentes: os mencheviques e bolcheviques.


Em março de 1917, foi realizada em Petrogrado (actual São Petersburgo) uma manifestação comemorativa do Dia Internacional da Mulher, que acabaria transformada em protesto contra a escassez de alimentos. As tropas amotinadas uniram-se à manifestação. A incapacidade do governo em restabelecer a ordem, levou o poder às mãos de um Governo Provisório, formado pelos membros mais destacados da Duma estatal. A falta de apoio ao czar Nicolau II obrigou-o à abdicação.

O Czar Nicolau II

Nicolau II, o último czar da Rússia, não se destacou como governante, porém acreditava firmemente que o seu dever era preservar a monarquia absoluta. Finalmente, viu-se obrigado a abdicar diante da grande reivindicação popular por reformas democráticas. Nicolau e sua família foram executados pelos bolcheviques em 1918.

O Governo Provisório e o Soviete de Petrogrado

O Governo Provisório iniciou de imediato diversas reformas liberais, inclusive a abolição da corporação policial e sua substituição por uma milícia popular. Mas os líderes bolcheviques, entre os quais estava Lenine, formaram os Sovietes (Conselhos) em Petrogrado e noutras cidades, estabelecendo o que a historiografia, posteriormente, registraria como ‘duplo poder’: o Governo Provisório e os Sovietes.

Lenine

Lenine foi o primeiro dirigente da URRS. Liderou os bolcheviques quando estes tomaram o poder do governo provisório russo, após a Revolução de Outubro de 1917 (esta sublevação ocorreu em 6 e 7 de Novembro, segundo o calendário adoptado em 1918; em conformidade com o calendário Juliano, adoptado na Rússia naquela época, a revolução eclodiu em Outubro). Lenine acreditava que a revolução provocaria rebeliões socialistas nos outros países do Ocidente.

«Cidadãos da Rússia:

O Governo Provisório foi destituído. O poder passou para o Comité Militar Revolucionário, órgão do Soviete dos Deputados Operários e Soldados de Petrogrado que se encontra à frente do proletariado e da guarnição de Petrogrado.

A causa por que o povo entrou em luta – a abolição da grande propriedade agrária, o controlo da produção pelos trabalhadores, a criação de um governo soviético – triunfou definitivamente.

Viva a Revolução dos Operários, dos Soldados e dos Camponeses!»

Comité Revolucionário do Soviete dos Deputados Operários e Soldados de Petrogrado, de 7 de Novembro de 1917

Distingue a Revolução de Fevereiro da Revolução de Outubro de 1917 e explicita os objectivos dos revolucionários bolcheviques.

http://www.youtube.com/watch?v=iGE6T3SRNAs&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=DW2QcV6jmzE&feature=related



O COURAÇADO POTEMKINE

Sergei Eisenstein irá, no “O Couraçado Potemkine”, aplicar a mais perfeita simbiose entre música e imagens, através da música de Edmund Meisel (existem mais duas bandas sonoras), construindo uma verdadeira sinfonia de uma complexidade até então nunca vista, e a forma como ele nos oferece o quotidiano dos marinheiros a bordo é fruto de uma montagem mais-que-perfeita.

O Couraçado Potemkin, é um filme que lida directamente com uma tentativa revolucionária em Junho de 1905, (no seguimento do Domingo Sangrento, do mesmo ano) quando os marinheiros de um navio de guerra se revoltam contra a tirania dos oficiais superiores e se geram conflitos violentos a bordo. Os demais navios da esquadra não aderiram à revolta do “Potemkin”, o que fez com que os tripulantes tivessem que se refugiar na Roménia.

http://www.youtube.com/watch?v=LDKKN-KILIY


Relata-nos a revolta dos marinheiros do navio devido às condições miseráveis da comida, peças de carne em que eram bem visíveis os vermes. De imediato um grupo de marinheiros revolta-se e o comandante do navio decide colocá-los perante um pelotão de fuzilamento, ao mesmo tempo que lhes colocava uma lona por cima para não verem a morte a chegar ao interior dos seus corpos.

Mas, quando a ordem é dada, os seus companheiros recusam-se a disparar e nasce o célebre motim. Os superiores são enviados borda fora e o couraçado cai nas mãos dos revoltosos. Porém, durante a luta, o seu líder é morto e decidem rumar para o porto de Odessa para o sepultarem em terra. Iremos então assistir a esse movimento de gentes das mais variadas condições sociais que em terra lhe irá prestar uma última homenagem, construindo aqui Eisenstein uma das mais soberbas movimentações de massas que o cinema nos ofereceu.

Caricatura russa de 1920.

0 comentários: