quarta-feira, fevereiro 02, 2011

 
Os manifestantes das duas facções arremessam pedras e coktails Molotov nos confrontos na Praça Tahrin(EM ACTUALIZAÇÃO). A Praça Tahrin, no Cairo, tornou-se numa enorme batalha campal entre manifestantes pró e contra o Presidente egípcio Hosni Mubarak. Um militar morreu, segundo a TV estatal.

1 comentários:

A Chispa ! disse...

Caro João
Diz o João que não é verdade que o "BE tenha enveredado pela social-democracia".

Mas não é verdade que o BE defende um sistema "socialista" pluralista? O que é isto senão a defesa de um regime constitucional burguês multi-partidário, onde as várias correntes politicas partidárias expressam os seus pontos de vista de acordo com os interesses das classes que representam.Não será este ponto de vista,a questão fundamental nas correntes de opinião politica social democrata?

Alguma vez ouviu o BE, dentro ou fora do parlamento, propagandear as ideias revolucionárias do socialismo proletário, como alternativa à barbarie capitalista? Não,não ouviu, o máximo que ouviu foi o BE limitar a sua intervenção politica à denúncia do capitalismo selvagem,(aliás como o João continua a insistir no seu comentário, o que não fica nada bem a um militante qe se assume como radical) nunca o ouviu falar sobre a necessidade da revolução proletária, nem da ditadura do proletariado, para se por fim à exploração e ao capitalismo.Ao não fazê-lo e limitar-se apenas à contestação de um capitalismo mais bárbaro, não acha que está a perpétuar o próprio sistema capitalista e a exploração e neste caso a defender uma opinião politica burguesa social democrata?

Os "elementos" social democratas que estão no BE, estão lá, não é porque o BE seja um agrupamento revolucionário,estão no BE porque as suas politicas lhes interessam, porque o BE defende os seus interesses individuais e de classe,caso contrário não estariam lá. Eles não são parvos, não lhes dê o BE os lugares pretendidos, que eles já lá ficam.

Os social democratas burgueses como é o caso dos individuos que pelulam no BE, não são pela revolução, porque se o fossem eles não eram social democratas, mas antes revolucionários.Já os ouviu defender tal coisa?

É evidente que a revolução não pode ser realizada por uma minoria, deve ter um amplo apoio e participação das massas proletárias e trabalhadoras, mas neste campo não cabem os social democratas, a não ser que o deixem de ser e passem a apoiar e não a lutar contra a revolução como actualmente o fazem.
Deixe-se de ilusões sobre estes individuos ou sectores, eles só aderem à revolução se dela necessitarem, se os podermos neutralizar já seria bastante importante.


Sobre as maiorias e minorias e a sua importância.
A minoria organizada (os comunistas)representam para a maioria uma parte fundamental, porque são estes, apesar de minoritários perante a grande massa, que conduzem o processo revolucionário e as grandes massas para o sucesso da revolução. Como as grandes massas estão para a minoria, porque sem estas não há condução nem há revolução. Portanto não há partes menos ou mais importantes importantes, ambas se complementam num processo dialéctico.

Um abraço
A Chispa!