terça-feira, fevereiro 01, 2011

No país dos faraós

egipto_em_rebelion.orgA luta do povo egípcio está longe de acabar. Desenganem-se no entanto, todos aqueles que pensam que é o povo quem deve temer o seu governo. É antes o governo que deve temer o seu povo.
Artigo de Reinaldo Miranda
Continuar...
 
Tudo vai bem em Davos
davosUm sistema financeiro que sirva a economia é o mínimo que se podia exigir a Davos, mas para isso seria necessário mais e melhor regulação, uma redução drástica das actividades especulativas dos mercados, e mais intervenção pública no sistema financeiro.
Artigo de Mariana Mortágua
Continuar...
 
O que está a mudar
velha_europa_PetarPismestrovic_Kleine_ZeitunO “spread de moralização” e a prescrição de austeridade, que transferem rendimento do trabalho para o sector financeiro, fazem o FEEF corresponder mais a um mecanismo de higienização dos balanços das instituições financeiras expostos às dívidas das economias periféricas...
Artigo de Mariana Santos
Continuar...
 
O guevarismo
Ernesto_Che_GuevaraO que é o guevarismo? Este é entendido como um conjunto de conceitos de origem marxista que tem o seu enfoque na mudança social e a preferência pela luta armada (...) mas se estudarmos mais profundamente descobrimos que há características muito próprias.
Artigo de Isabel Pires e Diogo Barbosa
Continuar...
 
A maionese e as desilusões das presidenciais
estrela_cadente_cartoon_de_Gonalo_Viana_visoÉ de Paulo Pedroso que vem a análise mais curiosa "A maionese da candidatura de Alegre deslaçou e todos os seus ingredientes saem prejudicados. Ao contrário de outras alianças à esquerda bem mais difíceis no passado, esta revelou-se ruinosa".
Artigo de Victor Franco
Continuar...
 
Os espelhos, as desconstruções e os incómodos
patroeugenioneves.cjb.netA sociologia, a história, a antropologia, a economia deram enormes contributos para a desconstrução daquilo que nos parecia (e parece) visível e inevitável, mas que na verdade não era tão visível nem tão inevitável quanto isso.
Artigo de João Mineiro
Continuar...
 
Teses da 6ª Conferência da UDP
muralosricosquepaguemacrise
Já estão disponíveis as Teses propostas pela Direcção Nacional para a 6ª Conferência da UDP, o download pode ser feito aqui.
A Conferência ocorrerá no dia 26 de Fevereiro de 2011 no Hotel Mundial em Lisboa.
 
A Comuna 24 - Índice
Capa_Comuna_24Contando com o design gráfico de Rui Fazenda, “Os valores da esquerda democrática” do ministro Augusto Santos Silva são o tema central do nº 24 da Revista Comuna. Luís Fazenda, Moisés Ferreira, Bruno Góis, Francisco Silva e Fabian Figueiredo aceitam e fazem a polémica com ASS. Neste número há ainda outros artigos sobre temas que marcaram a actualidade recente.
Veja o índice da revista ou clique aqui para ver a revista em pdf.
Continuar...   

0 comentários: